GUIMARÃES ESCOLHIDA COMO CIDADE DIGITAL PELA COMISSÃO EUROPEIA

Guimarães integra a lista das 15 cidades escolhidas a participarem no desafio lançado pela Comissão Europeia para estimular o crescimento económico e o bem-estar social através da transformação digital.

A candidatura da Câmara Municipal de Guimarães, através da Divisão do Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes, foi a única portuguesa escolhida perante o desafio lançado a todos os países da Comunidade Europeia para apresentarem o ecossistema da cidade, com o objetivo de selecionar 15 cidades europeias com potencial inédito e forte vontade de mudar.

O desafio foi dirigido a organizações públicas locais que estão a desenvolver esforços no sentido de implementar políticas ou programas na rota das cidades inteligentes, com uma sólida aposta na sustentabilidade, transformação digital e modernização industrial.

Com um total de 92 candidaturas recebidas pelas cidades de 23 Estados membros, Guimarães coloca-se entre as 15 cidades selecionadas, sendo a única em Portugal, que aspiram a tornar-se melhores lugares para viver, colocando tecnologias avançadas ao serviço de seus cidadãos. Para além de Guimarães (Portugal) foram ainda escolhidas as cidades de Algeciras, Granada e Alcoy (Espanha), Grand-Orly Seine Bièvre (França), L’Aquila (Itália), Rijeka (Croácia), Patras, Kavala e Thessaloniki (Grécia), Arad e Iași (Roménia), Sófia (Bulgária), Ventspils (Letônia) e Pori (Finlândia).

As 15 cidades selecionadas irão receber aconselhamento, acesso a ferramentas de avaliação intuitivas para digitalização e a uma rede internacional de parcerias entre cidades, com especialistas de alto nível com experiência local e internacional, assumindo o objetivo de estimular investimentos através de ações inter-regionais conjuntas para a transformação digital.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?