Guimarães incrementa medidas de apoio à redução tarifária dos Transportes Públicos

Comparticipação de passes de alunos do ensino particular e ensino superior, do passe da Linha da Cidade e de pessoas com mobilidade condicionada.

A Câmara Municipal de Guimarães, por forma a fomentar a utilização dos transportes públicos, através do Programa de Apoio à Redução Tarifária dos Transportes Públicos (PART), prevê em 2021 um investimento global superior a meio milhão de euros na comparticipação de passes de alunos do ensino básico e secundário, do ensino público e privado, de pessoas com mobilidade reduzida, bem como o compromisso com os operadores de transporte público que operam no concelho, para assumir os atos impositivos, atendendo à manutenção da situação pandémica e da necessidade de determinação de serviços mínimos e essenciais.

Foi aprovado em reunião de câmara o alargamento da comparticipação de 50% para 100% dos passes de alunos do ensino básico e secundário, que residam a uma distância inferior a três quilómetros do estabelecimento de ensino, desde que matriculados no estabelecimento de ensino da área de residência, no ano letivo 2021/2022.

O PART foi ainda alargado aos alunos do ensino básico e secundário residentes em Guimarães e que frequentem estabelecimentos de ensino particular no concelho através da comparticipação de 100% dos passes independentemente da distância entre o estabelecimento de ensino e da residência, no próximo ano letivo 2021/2022.

Os estudantes residentes no concelho de Guimarães e que frequentam instituições de ensino superior do concelho, no próximo ano letivo de 2021/2022, poderão ainda usufruir de uma comparticipação adicional de 100% sobre o passe social da CIM Ave, com desconto de 50%, perfazendo uma comparticipação de 100% do valor do passe.

Por forma a que todas as pessoas com um grau de incapacidade igual ou superior a 60% possam usufruir dos descontos em vigor para os utentes de passe nos Transurbanos de Guimarães, o Município de Guimarães assumiu uma comparticipação de 50% sobre o passe social da CIM Ave, com desconto de 50%, perfazendo uma comparticipação de 75% do valor do passe. 

A comparticipação do passe da Linha Cidade (TUG) foi alargada para todas as pessoas, importando o custo mensal de 10 euros para o munícipe e a Câmara comparticipa com € 7,10, tal como já era praticado para os assinantes do passe da CP.

O Município de Guimarães mantém ainda, à semelhança dos últimos anos, durante o mês de agosto, a comparticipação de 50% do passe em transporte público regular para crianças ou jovens, até aos 18 anos – “Passe Sub-18”, por forma a garantir a mobilidade e promover a sua capacidade de deslocação em transporte público no período de férias escolares.

Destaca-se, por último, a manutenção da medida implementada pela CIM do Ave, no âmbito do PART, designadamente a redução tarifária de 50% de todos os passes mensais não bonificados de residentes dos municípios que integram a comunidade intermunicipal do Ave, nas deslocações municipais, intermunicipais (origem e destino nos concelhos da CIM do Ave), e inter-regionais (com origem nos concelhos da CIM do Ave e destino noutra Comunidade Intermunicipal ou Área Metropolitana).

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?