Guimarães marca presença na conferência final do projeto RiskAquaSoil

O Laboratório da Paisagem aproveitou a iniciativa para também formalizar o apoio às atividades da Missão Solo.

Adelina-Pinto

O encontro aconteceu esta semana, em Bruxelas, e teve como objetivo aumentar a resiliência em áreas rurais do Atlântico, para que ultrapassem os efeitos das alterações climáticas

© Direitos reservados

O município de Guimarães e o Laboratório da Paisagem estiveram presentes na conferência final do projeto europeu RiskAquaSoil, que decorreu, esta semana, no Comité das Regiões Europeu, em Bruxelas, Bélgica.

Iniciado em 2018, o projeto RiskAquaSoil desenvolve estudos sobre diversos fatores de risco influenciados pelas alterações climáticas, apresentando soluções de gestão e alerta precoce. Com a finalidade de integrar as suas principais conclusões e soluções, a nível técnico na política, a Câmara de Agricultura de Dordogne, em França, organizou um evento final para apresentar as principais conclusões do projeto e facilitar um fórum aberto para o debate e a integração de políticas.

Ao longo da conferência, o consórcio RiskAquaSoil apresentou argumentos com o intuito de ajudar os agricultores e a população rural local a agir de “forma mais resistente e adaptada às condições meteorológicas, tais como a climatologia futura, o impacto económico, a biodiversidade e os objetivos ambientais”.

O Laboratório da Paisagem – parceiro do projeto juntamente com mais nove organizações, de cinco países diferentes – esteve presente na conferência final, em Bruxelas, representado pela presidente da instituição e vice-presidente do município de Guimarães, Adelina Pinto, e da coordenadora de investigação, Carolina Rodrigues.

O Laboratório da Paisagem aproveitou a iniciativa para também formalizar o apoio às atividades da Missão Solo, através da assinatura do Manifesto da Missão Solo, lançada no mesmo dia da conferência.

Esta iniciativa tem como objetivo auxiliar a Comissão Europeia a “envolver os cidadãos a criar uma comunidade comprometida com seus objetivos, podendo servir, também, para mapear os agentes de transformação e os apoios que possam auxiliar a iniciativa a envolver-se com a sociedade a diferentes níveis”, faz saber o município de Guimarães em nota enviada às redações.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES