GUIMARÃES NÃO INTEGRA A LISTA DE FINALISTAS AO PRÉMIO DE CAPITAL VERDE EUROPEIA EM 2020

A Comissão Europeia não elegeu Guimarães como um dos finalistas do prémio Capital Verde Europeia 2020. O anúncio foi feito hoje, 18 de abril.

Lisboa (Portugal), Gent (Bélgica) e Lahti (Finlândia) são as cidades que continuam na corrida ao prestigioso prémio.

As cidades que ficaram pelo caminho são: Aberdeen (Reino Unido), Budapest (Hungria), Bursa (Turquia), Guimarães (Portugal), Ostrava (República Checa), Prato (Itália), Reykjavik (Islândia), Sevilha (Espanha), Tallinn (Estónia), and Wrocław (Polónia).

“Independentemente do resultado, o caminho percorrido, e a percorrer, para a sustentabilidade continua a ser uma aposta incontornável e uma forte identidade coletiva dos vimaranenses”, afirmou Domingos Bragança, ontem (terça-feira), na Reunião do Comité Externo de Aconselhamento da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020, que decorreu no Laboratório da Paisagem. “Cada um de nós tem responsabilidades no caminho da sustentabilidade, mas também terá a sua quota parte no sucesso do mesmo”, acrescentou o presidente da Câmara. 

Outra das ideias fortes das palavras de Domingos Bragança foi a questão social, deixando claro que só com as condições mínimas exigidas para uma vida digna dos cidadãos é que é possível partir para outros patamares, como é o caso da cidadania participativa e da consciência ambiental, e para um “saber viver em comunidade”. Tolerância, diálogo, solidariedade, convivência e sabedoria foram conceitos que Domingos Bragança usou para ilustrar a comunidade que Guimarães quer construir, o que deve ser feito através da cooperação entre todos. O papel da Universidade do Minho foi também relevado como fundamental para o crescimento da comunidade em termos de conhecimento.

A cidade vencedora do prémio será anunciada no dia 21 de junho. Devido às comemorações do 10.º aniversário do prémio Capital Verde Europeia, a Comissão vai entregar 350.000 euros à vencedora.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?