GUIMARÃES PARTICIPA NO PROJETO EUROPEU “SPORT FOR WOMEN IN URBAN PLACES”

A Tempo Livre e a Câmara Municipal de Guimarães participam esta segunda-feira, 14 de janeiro, numa reunião em vídeo-conferência do projeto Erasmus + Sport – SW-UP (Sport for Women in Urban Places) que decorrerá entre as 09h00 e as 11h00.

Guimarães estará representada pela equipa de trabalho SW-UP e por três instituições parceiras (Cercigui, APCG e Fórum Municipal para as Pessoas com Deficiência) e fará a apresentação de um dos temas debatidos pelo grupo de trabalho “Planeamento inclusivo”  centrado, fundamentalmente, na questão da acessibilidade às instalações desportivas e de lazer e à oferta desportiva para grupos de cidadãos inadaptados ou com necessidades especiais.

SW-UP (Sport for Women in Urban Places) é um projeto cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, e tem a Câmara Municipal de Guimarães e a Tempo Livre como entidades parceiras em representação de Portugal.

A missão do projeto SW-UP enquadra-se nas políticas europeias de fomento da participação feminina no desporto e atividade física, e concede particular atenção às barreiras que as mulheres enfrentam, designadamente nos ambientes urbanos e tendo em vista torná-los mais acessíveis, seguros e amigáveis à prática desportiva.

Este projeto prevê a realização de eventos desportivos, seminários e palestras de sensibilização que visam o envolvimento da comunidade, a inclusão social a igualdade de oportunidades e uma consciencialização sobre a importância da atividade física na melhoria da saúde de todos, particularmente das mulheres. Será ainda realizado um evento conjunto que envolverá todos os parceiros do SW-UP e uma sondagem envolvendo os países parceiros.

O SW-UP Sport for Women in Urban Places tem como parceiros a ALDA – European Association for Local Democracy (Estrasburgo, França), entidade coordenadora do projeto, o IRS- Istituto per la Ricerca Sociale (Milão, Itália), a Câmara Municipal de Guimarães (Guimarães, Portugal), a Tempo Livre (Guimarães, Portugal), a Comune di Corbetta (Corbetta, Itália), a associação “Polisportiva Corbetta” (Corbetta, Itália), o Ajuntament de Granollers (Granollers, Espanha), o Mulier Instituut – Centrum Voor Sociaal-Wetens (Utrecht, Holanda), o município de Ramnicu Sarat (Roménia) e a cidade de Sofia – Capital Europeia do Desporto (Sofia, Bulgária).

Recentemente Guimarães partilhou os projetos do Centro de Deteção de Talentos Desportivos e do pioneiro Plano Municipal de Promoção da Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida no encontro internacional do “SW-UP Sport for Women in Urban Places”.

Recorde-se que Guimarães participou também num encontro do SW-UP, na Roménia, durante o qual a Tempo Livre apresentou um projeto piloto que será implementado em Guimarães entre 08 de março e 07 de abril. Procurando incentivar as mulheres sedentárias para a oportunidade de melhorarem a sua condição física, saúde e bem-estar, com a simples prática regular de exercício físico, o projeto vimaranense assenta em três ações: atividade física aos domingos de manhã em quatro parques de lazer na cidade, quatro sessões de partilha de histórias de vida de mulheres ativas e uma caminhada.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?