GUIMARÃES PRESENTE NA CONFERÊNCIA SOBRE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Estratégia Guimarães Mais Verde foi apontada como exemplo de boa prática no que diz respeito ao envolvimento dos cidadãos, na conferência que se realizou em Cascais nos dias 17 e 18 de maio. 

Nos dias 17 e 18 de maio, realizou-se, em Cascais, a Conferência Europeia Fórum CiviNET – CIVITAS, que versou sobre o Transporte Público enquanto impulsionador da requalificação e valorização urbana, numa perspetiva económica de competitividade territorial. Durante os dois dias, mais de 30 municípios da rede debateram as questões atuais e pertinentes das cidades, como o Transporte Público e a recente legislação e implementação das Autoridades Locais de Transporte, a Mobilidade Integrada Urbana, como um serviço centrado no Cidadão, a utilização de ferramentas tecnológicas, os modos suaves de mobilidade, como a mobilidade ciclável e pedonal, o valor da paisagem e o espaço público, no que respeita à acessibilidade e à requalificação.

O Município de Guimarães, representado por Jorge Cristino, foi convidado a apresentar a sua estratégia Guimarães Mais Verde, que assenta num modelo integrado de Governança e de implementação das políticas públicas, como são exemplos a Estrutura de Missão e o Laboratório da Paisagem, e que se pauta pela sua capacidade de envolvimento e comprometimento da sociedade. Este processo de consciencialização e sensibilização para a sustentabilidade, considerado uma boa prática, induz a alteração de comportamentos e transforma cada vimaranense num Eco-Cidadão.

No final da Conferência, as cidades membro da rede tiveram ainda oportunidade de acordar um compromisso global que considera os territórios a nível local determinantes no século XXI.

A CiviNet é uma rede regional ibérica, que se integra na Civitas, rede oficial de cidades europeias com a especificidade na área da mobilidade urbana sustentável, da qual faz iparte a Comissão Europeia. Tem como objetivo a partilha de experiências e troca de boas práticas ao nível dos principais fatores de urbanidade, nomeadamente da mobilidade e do espaço público. Através da rede, é ainda possível realizar parcerias para candidaturas a fundos comunitários, com clara vantagem para os territórios.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?