Guimarães recebeu a Assembleia Participativa do Norte da Agenda 2030

Presidência do Conselho de Ministros está a levar a efeito.

assembleia-participativa-Barra-+G-10-anos

Guimarães foi a cidade escolhida, na região Norte, para palco de uma das sete assembleias participativas dedicadas à Agenda 2030 das Nações Unidas que a Presidência do Conselho de Ministros está a levar a efeito, com o objetivo de perceber junto da sociedade civil quais os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que esta entende como de implementação prioritária, e porque motivo.

© Direitos Reservados

Tendo como ponto de partida o Objetivo 9 da Agenda 2030 – Indústria, inovação e infraestruturas, objetivo escolhido dado o forte pendor industrial da região, a Assembleia Participativa, na qual participou Domingos Bragança, contou com a presença de André Moz Caldas, Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Pedro Cilínio, Secretário de Estado da Economia, e António Cunha, presidente da CCDR-N, bem como de um conjunto de individualidades ligadas à academia, instituições públicas e privadas, indústria, representantes de associações, entre outras franjas da sociedade civil de uma ou de outra forma ligadas ou interessadas no Desenvolvimento Sustentável.

Na abertura do evento, o presidente da Câmara de Guimarães salientou a dimensão simbólica e histórica da cidade, e aproveitou o legado simbólico de conquista de D. Afonso Henriques para evidenciar a necessidade de ser vencida a batalha pelo futuro do planeta. “Está em causa a vida como a conhecemos hoje”, frisou. O edil disse ainda que a ideia, o projeto e o desígnio que o concelho, enquanto cidade medida europeia, escolheu como um dos objetivos essenciais das suas políticas pode ser inspirador para a europa e para o mundo.

“Somos uma cidade que envolve toda a sociedade, que tem como parceiros estratégicos os centros de saber e de investigação da região, que aposta na educação ambiental desde a creche até ao ensino secundário, e que está presente nos projetos europeus de referência na área da sustentabilidade, como a Missão Cidades e o NetZeroCities”, disse Domingos Bragança. Defendeu ainda a necessidade de um “sistema de transportes que seja capaz de ligar as cidades da região, nomeadamente Guimarães a Braga, uma infraestrutura essencial para a descarbonização e desenvolvimento sustentável”.

André Moz Caldas, Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, relevou a importância da Agenda 2030 e disse que Portugal, no 2.º relatório que vai entregar às Nações Unidas, incluirá todos os contributos dos vários níveis governativos, bem como os da sociedade civil. A importância da Agenda 2030 foi secundada por Pedro Cilínio, Secretário de Estado da Economia, que disse ser a sustentabilidade um dos “fatores de diferenciação das empresas”, lembrando o trabalho que há muitos anos vem a ser feito na área da inovação industrial.

António Cunha, presidente da CCDR-N, fez um breve retrato da região Norte com base no desempenho em cada um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e referiu que a região está na vanguarda das energias renováveis e na qualidade da educação. “Na CCDR-N, avaliamos os vários ODS e temos registado uma evolução significativa em todos eles. Na qualidade da educação fomos a região que nos últimos dez anos mais cresceu”, disse.

Durante a Assembleia Participativa, todos os presentes foram convidados a votar nos três ODS mais importantes, da lista de 17, auscultação que teve o seguinte resultado: ODS8 – Trabalho digno e crescimento económico, ODS4 – Educação de qualidade e ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes. Destacou-se a necessidade de erradicar a pobreza e a necessidade de uma ação climática que seja capaz de mitigar os problemas de sustentabilidade. Transversalidade e multidisciplinaridade foram dimensões valorizadas pelos presentes para a resolução dos problemas, pois as decisões tomadas numa determinada área têm, não raramente, implicações em muitas outras.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES