GUIMARÃES RECONHECIDA COM A BANDEIRA “CIDADE DE EXCELÊNCIA – NÍVEL III”

O projeto da rede ciclável de Guimarães, denominado ECOVIA; ações importantes como a via de ligação ao Avepark, a variante de Silvares, o desnivelamento do nó de acesso à autoestrada A11, a via de ligação a Urgezes à área central da cidade e a rua de Francos, o parque de estacionamento de Camões, o edifício Jordão e garagem Avenida, a sede da Universidade das Nações Unidas e a Escola-Hotel, são apontadas como “ações urbanas de maior ênfase para o reconhecimento de Guimarães com a Bandeira Cidade de Excelência – Nível III”.

A Rede de Cidades e Vilas de Excelência atribui no dia 12 de julho, quinta-feira, pelas 09h30, em cerimónia a decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, a Bandeira “Cidade de Excelência – Nível III”, como reconhecimento público do meritório trabalho que autarquia vimaranense tem vindo a desenvolver no âmbito das ações de qualificação da cidade.

Os fundamentos para este acontecimento prendem-se com o grau de evolução da implementação do Plano de Ação Local proposto pelo Município de Guimarães aquando da adesão à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, incidindo nos eixos “Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana” e “Cidade ou Vila Turística”.

Assim, assume forte destaque com cariz transversal aos eixos selecionados aquando da adesão à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, o conjunto de projetos qualificadores do espaço urbano de Guimarães que se encontram a ser desenvolvidos. Estes visam promover a regeneração, enfatizar os modos suaves de deslocação e fomentar o turismo sustentável com aproveitamento do importante manancial histórico, desta cidade-membro da Rede.

O Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, ICVM, em contexto da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, define como “importante o conjunto de projetos” para “a atribuir o galardão da Bandeira de Cidades de Excelência – Nível III à Cidade de Guimarães, por se constituir um município de Excelência nos eixos da regeneração urbana e do turismo”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?