Guimarães registou um aumento do desemprego no primeiro trimestre de 2023
A cidade berço registou, no primeiro trimestre deste ano, uma subida de 11,1% no número de desempregados, face ao mesmo período em 2022

A cidade berço registou, no primeiro trimestre deste ano, uma subida de 11,1% no número de desempregados, face ao mesmo período em 2022, de acordo com o relatório trimestral da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

Segundo o mesmo estudo, na sub-região do Ave, Guimarães e Vizela foram os únicos concelhos que registaram uma subida no número de desempregados, com a cidade vizelense a ter um aumento de 0,5% face ao mesmo período do ano passado. Em contrapartida, os concelhos de Cabeceiras de Basto (-12,5%), Póvoa de Lanhoso (-9,9%) e Vieira do Minho (-9,4%) registaram os maiores aumentos, na mesma região, face ao período homólogo em 2022.
Na zona norte do país, Vila Flor (+32,5%), Bragança (+26,2%) e Resende (+14,9%) registaram valores ainda mais acentuados que os vimaranenses.
“A taxa de desemprego do norte aumentou para 7,6% no primeiro trimestre de 2023, um valor superior em 0,8 pontos percentuais (p.p.) face ao do trimestre anterior. Em Portugal, a taxa de desemprego aumentou para 7,2%”, pode ler-se ainda no relatório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.
Também no primeiro trimestre de 2023, Guimarães foi o terceiro concelho a registar o decréscimo mais acentuado na exportação de bens (-6,9%), entre os 20 principais do norte, relativamente ao mesmo período do ano passado. Os concelhos da Trofa (-13,15) e de Santo Tirso (-7%) registaram os decréscimos mais acentuados. Pelo contrário, São João da Madeira (+39,8%), Vila Nova de Cerveira (+37,5%) e Viana do Castelo (+21%), registaram os aumentos mais significativos.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 8, 2023
O Vitória recebe este sábado o Sporting CP, e o técnico vitoriano garantiu que a motivação de ganhar é a mesma de todos os jogos e conta com a presença do 12.º jogador nas bancadas.
Dezembro 8, 2023
Matias Damásio sobe ao palco do Multiusos de Guimarães, neste feriado, dia 08 de dezembro, às 22h00. O concerto surge no seguimento dos últimos singles do artista como “O Nosso Beijo” ou “Como Antes”.
Dezembro 8, 2023
As festividades marcam passo para uma eventual candidatura a Património da Humanidade desde 2005