Guimarães registou um aumento do desemprego no primeiro trimestre de 2023
A cidade berço registou, no primeiro trimestre deste ano, uma subida de 11,1% no número de desempregados, face ao mesmo período em 2022
A cidade berço registou, no primeiro trimestre deste ano, uma subida de 11,1% no número de desempregados, face ao mesmo período em 2022, de acordo com o relatório trimestral da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.
Segundo o mesmo estudo, na sub-região do Ave, Guimarães e Vizela foram os únicos concelhos que registaram uma subida no número de desempregados, com a cidade vizelense a ter um aumento de 0,5% face ao mesmo período do ano passado. Em contrapartida, os concelhos de Cabeceiras de Basto (-12,5%), Póvoa de Lanhoso (-9,9%) e Vieira do Minho (-9,4%) registaram os maiores aumentos, na mesma região, face ao período homólogo em 2022.
Na zona norte do país, Vila Flor (+32,5%), Bragança (+26,2%) e Resende (+14,9%) registaram valores ainda mais acentuados que os vimaranenses.
“A taxa de desemprego do norte aumentou para 7,6% no primeiro trimestre de 2023, um valor superior em 0,8 pontos percentuais (p.p.) face ao do trimestre anterior. Em Portugal, a taxa de desemprego aumentou para 7,2%”, pode ler-se ainda no relatório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.
Também no primeiro trimestre de 2023, Guimarães foi o terceiro concelho a registar o decréscimo mais acentuado na exportação de bens (-6,9%), entre os 20 principais do norte, relativamente ao mesmo período do ano passado. Os concelhos da Trofa (-13,15) e de Santo Tirso (-7%) registaram os decréscimos mais acentuados. Pelo contrário, São João da Madeira (+39,8%), Vila Nova de Cerveira (+37,5%) e Viana do Castelo (+21%), registaram os aumentos mais significativos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 14, 2024
A exemplo dos anos anteriores, Osmusiké - Associação Musical e Artística do Centro de Formação Francisco de Holanda - organizou no passado, dia 12 de outubro, mais uma edição dos “Sons de Outono” no grande auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Via Flor.
Outubro 14, 2024
Teste, que se realiza entre os dias 17 e 19 de outubro, procura avaliar o impacto dos projetos de qualificação e regeneração, em fase de conclusão da Alameda S. Dâmaso (norte), Largo do Toural (nascente), Rua de Santo António e Av. D. João IV, com incidência na mobilidade viária.
Outubro 14, 2024
O médico vimaranense Hélder Pereira foi eleito presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (SPAT),durante o congresso que decorreu em Viana do Castelo.