Guimarães testa novo modelo de mobilidade no centro da cidade

Entre os dias 17 e 20 de outubro, Guimarães vai realizar um teste para avaliar o impacto dos projetos de regeneração urbana na Alameda S. Dâmaso (norte), Largo do Toural (nascente), Rua de Santo António e Avenida D. João IV. Este teste visa adaptar a cidade a um modelo de mobilidade mais sustentável.

© Joana Meneses/ Mais Guimarães

As alterações principais vão verificar-se, essencialmente, na pedonalização de zonas centrais, permitindo apenas o acesso a transportes públicos e veículos prioritários, na inversão de sentidos de circulação em vias como a Rua da Caldeiroa e também na implementação de sentidos únicos na Alameda S. Dâmaso (sul).

O teste vai decorrer em dias úteis, de mercado e de fim de semana, recolhendo dados que ajudarão o município a ajustar o plano antes da implementação definitiva. O objetivo é garantir uma mobilidade eficiente, sem prejudicar o trânsito de residentes, serviços essenciais e veículos de socorro.

© Município de Guimarães

No site oficial do Município de Guimarães, pode ler-se que “com os resultados do teste de avaliação de impacto, o município terá dados concretos para ajustar o plano e implementar soluções definitivas, reforçando Guimarães como um exemplo de sucesso em inovação urbana”, afirma.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES