Gunter Pauli aborda paradigma de desenvolvimento económico com empresários
Na sessão de ontem, 21 de outubro, dirigida aos empresários vimaranenses, Gunter Pauli propõe a criação da Fábrica do Futuro como um exemplo do potencial transformador benigno dos territórios em termos naturais, bem como dos seus atores industriais e económicos.
Na sessão de ontem, 21 de outubro, dirigida aos empresários vimaranenses, Gunter Pauli propõe a criação da Fábrica do Futuro como um exemplo do potencial transformador benigno dos territórios em termos naturais, bem como dos seus atores industriais e económicos.
Gunter Pauli, empresário belga, é um dos maiores especialistas mundiais com os projetos ZERI – think tank e do tank global – e Blue Economy – na abordagem fundacional da Economia Circular, e marcou presença nesta sessão em Guimarães, enquadrado no Planetiers World Gathering 2020 (PWG).
O empresário belga, destacou que “toda a indústria tem futuro desde que se
pense que tem futuro” e sublinha que “este é o ponto de partida”, pode ler-se
em nota enviada às redações. Entre algumas exposições e exemplos evidenciados,
realçou o biomimetismo “como área da ciência que deve ser aplicada ao
desenvolvimento económico”.
“O paradigma de desenvolvimento humano seguido pelos países mais desenvolvidos não é sustentável, na medida em que os recursos naturais regeneráveis do planeta não são suficientes. Em média, Portugal encontra-se acima do limiar de bio capacidade”.
Para reverter os desafios de desenvolvimento mundiais, a ONU criou em 2015 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a que todos os países se comprometeram e há cerca de um ano a nova Comissão Europeia reforçou as metas anteriores de descarbonização para 2030. Nesta reunião propôs-se um Novo Paradigma para Desenvolvimento Económico e Social de Portugal, que “permita identificar e explorar oportunidades de investimento de nova geração, alavancando experiência significativa de aplicação em outras geografias”.
Segundo o vereador da Divisão do Desenvolvimento Económico, Ricardo Costa, também presente na sessão, “a política tem de estar à frente do seu tempo no âmbito da ação preconizada nesta sessão e aproveitar as mudanças que se avizinham”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 17, 2025
Guimarães investe em duas empreitadas de beneficiação de pavimentos em importantes arruamentos do concelho, com o objetivo de "melhorar as condições de circulação, garantindo maior segurança e qualidade na mobilidade rodoviária", nomedamente em Selho S. Lourenço, S. Torcato e Selho S. Jorge.
Janeiro 17, 2025
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um alerta devido às condições meteorológicas severas previstas para os próximos dias, afetando particularmente a região Norte e Centro de Portugal. Entre 19 e 21 de janeiro, espera-se precipitação forte, vento intenso e possibilidade de neve nas serras.