Gunter Pauli aborda paradigma de desenvolvimento económico com empresários

Na sessão de ontem, 21 de outubro, dirigida aos empresários vimaranenses, Gunter Pauli propõe a criação da Fábrica do Futuro como um exemplo do potencial transformador benigno dos territórios em termos naturais, bem como dos seus atores industriais e económicos.

Gunter Pauli, empresário belga, é um dos maiores especialistas mundiais com os projetos ZERI – think tank e do tank global – e Blue Economy – na abordagem fundacional da Economia Circular, e marcou presença nesta sessão em Guimarães, enquadrado no Planetiers World Gathering 2020 (PWG).

O empresário belga, destacou que “toda a indústria tem futuro desde que se
pense que tem futuro” e sublinha que “este é o ponto de partida”, pode ler-se
em nota enviada às redações. Entre algumas exposições e exemplos evidenciados,
realçou o biomimetismo “como área da ciência que deve ser aplicada ao
desenvolvimento económico”.

“O paradigma de desenvolvimento humano seguido pelos países mais desenvolvidos não é sustentável, na medida em que os recursos naturais regeneráveis do planeta não são suficientes. Em média, Portugal encontra-se acima do limiar de bio capacidade”.

Para reverter os desafios de desenvolvimento mundiais, a ONU criou em 2015 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a que todos os países se comprometeram e há cerca de um ano a nova Comissão Europeia reforçou as metas anteriores de descarbonização para 2030. Nesta reunião propôs-se um Novo Paradigma para Desenvolvimento Económico e Social de Portugal, que “permita identificar e explorar oportunidades de investimento de nova geração, alavancando experiência significativa de aplicação em outras geografias”.

Segundo o vereador da Divisão do Desenvolvimento Económico, Ricardo Costa, também presente na sessão, “a política tem de estar à frente do seu tempo no âmbito da ação preconizada nesta sessão e aproveitar as mudanças que se avizinham”.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?