Há lições iluminadas e perguntas para se fazer ao tempo em Guimarães
Projetos artísticos promovidos pelo serviço de Educação e Mediação Cultural d'A Oficina envolvem centenas de crianças e respetivos professores dos 14 agrupamentos escolares do concelho de Guimarães.
Os resultados dos projetos artísticos de longo curso levados a cabo em Guimarães pelo serviço de Educação e Mediação Cultural d’A Oficina, juntamente com os 14 agrupamentos escolares do concelho vimaranense, são expostos no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e na Casa da Memória de Guimarães (CDMG), podendo ser visitados gratuitamente.
“Lições Iluminadas” é um projeto artístico que procura unir e colocar em diálogo o lugar da Escola com o lugar do Museu, para gerar novos espaços de pensamento e experiência, tendo contado com a participação de 303 crianças e 14 professores/as nesta sua quarta edição. A respetiva exposição pode ser visitada no CIAJG a partir de 22 de junho.
Enquanto projeto artístico que se faz a partir de um museu, a experimentação na relação com a sensibilidade estética da criança é a base estrutural do “Lições Iluminadas”. Estreitam-se, assim, relações entre o mundo real, o mundo sensível, a criança e, consequentemente, a linguagem artística e os objetos museológicos.
A presente edição deste projeto, coordenada por João Lopes e com direção criativa de Luísa Abreu, desenrolou-se com visitas à coleção permanente do Centro Internacional das Artes José de Guimarães e oficinas no espaço da sala de aula de cada uma das escolas, transformado especialmente para estes momentos.
Já a exposição “Pergunta ao Tempo” resulta de um processo de investigação e de criação artística sobre o património local, desenvolvido ao longo do presente ano letivo, podendo ser visitada na CDMG. Nesta sétima edição participaram 286 crianças e 14 professores/as dos 14 agrupamentos de escolas de Guimarães.
Este projeto artístico procura inspirar a descoberta de elementos patrimoniais locais, para a reinterpretação de cada um dos núcleos expositivos permanentes da Casa da Memória. Ao longo de um ano letivo, desenvolvem-se estratégias criativas de pesquisa, recolha e documentação do património cultural do território, na sua materialidade e imaterialidade, numa relação de proximidade com crianças, famílias, professores e comunidade local.
Desta experiência, com direção criativa de José Silva e Teresa Arêde e coordenação de Marta Silva, para além de visitas e oficinas, resulta esta exposição final, com criações que coabitam e dialogam com o próprio espaço museológico da Casa da Memória, que agora inclui os novos núcleos expositivos respetivos a cada uma das turmas.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.
Outubro 8, 2024
Inserido no Mês da Economia, que decorre em outubro em Guimarães, o município promoveu um jantar que que participaram representantes de empresas locais, universidades e associações empresariais, com foco na Inovação Colaborativa e na modernização dos modelos de negócio.