Há muito para ver, ouvir e fazer esta semana em Guimarães

As seculares Festas da Cidade e Gualterianas, celebradas em Guimarães desde 1906 em honra de São Gualter, animam novamente a cidade juntamente com todos os que nela vivem e a visitam por esta altura, preservando e promovendo as tradições culturais locais mantendo-as em ligação com a atualidade.

Gualterianas-Barra-+G-10-anos

As seculares Festas da Cidade e Gualterianas, celebradas em Guimarães desde 1906 em honra de São Gualter, animam novamente a cidade juntamente com todos os que nela vivem e a visitam por esta altura, preservando e promovendo as tradições culturais locais mantendo-as em ligação com a atualidade.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Várias são as diversões que já estão, desde o passado dia 21 de julho, a dar vida à alameda Alfredo Pimenta. Mesmo ao lado, a escola secundária Francisco de Holanda já está aberta para uma visita à exposição “Pontes de Guimarães”, organizada pela associação A Muralha. Também a Feira de Artesanato, a cumprir 25 anos, foi inaugurada na alameda de São Dâmaso.

A sexta-feira, dia 4 de agosto, ficará marcada pelo desfile e concentração de Grupos de Bombos pelas da cidade, pelos Cantares ao Desafio, no coreto do jardim da alameda de São Dâmaso, e ainda pelo Festival de Folclore, que decorrerá no Toural, a partir das 22h00.

Tal como tem sido habitual, o Fado voltará a tomar conta do largo de Donães entre sexta-feira e domingo. Este ano o espaço funcionará em colaboração direta entre a A Oficina e a Associação Guimarães Fado, a quem caberá, por completo, a programação daquela praça. No primeiro dia, marcará presença o grupo Fado1111 – Canção de Coimbra.

Ainda no dia 4, sobe ao palco da Plataforma das Artes a cantora Soraia Tavares, que lançou recentemente o seu álbum de estreia, “A Culpa é da Lua”, e AGIR, que apresentou um lado seu que poucos conheciam, em 2022, em “Cantar Carneiros”.

© Juliana Machado / Mais Guimarães

Os números já habituais da Feira do Gado e do Concurso Pecuário, no dia 5 de agosto, vão ocupar o campo de São Mamede. No mesmo dia, regressa um número que não se realizava desde 2019, a Batalha das Flores, que irá percorrer as ruas da cidade com a vertente sustentável a não ser esquecida. Do cortejo farão parte os carros “Portas da Vila”, “Cantarinha dos Namorados”, “Música” e “Animais”.

Mais tarde, haverá a arruada e encontro de tocadores de concertina e novamente uma noite de fados, desta vez com António Pinto Basto e Raquel Maria. A fechar o dia, o tradicional fogo de artifício, às 00h00, no largo Condessa da Mumadona.

A artista emergente Bianca Barros, que se apresentou a público com “Inevitável” e tem já outros singles como “Antes Da Noite Acabar”, “Labirinto” e “Esperava Mais de Ti”, com Nuno Lanhoso e Rita Rocha, abrirá a noite para os conhecidos D.A.M.A, que têm também apresentado novos temas como “Casa” ou “Loucamente”.

© Vasco Carvalho / Mais Guimarães

Domingo não permite que se esqueça a componente religiosa do evento, com a procissão de São Gualter complementada com as festividades litúrgicas em honra de São Gualter. Um dia que começará pelas 09h00, com o desfile e concentração de grupo de bombos e o 20.º desfile de charretes antigas. Contará ainda com fados, com o grupo Os Amantes do Fado e um despique de bandas com a Banda das Caldas das Taipas e a Banda de Pevidém.

IRMA será a primeira a subir ao palco da Plataforma das Artes nesta noite para certamente apresentar o seu álbum “Primavera” e o EP “Filha da Tuga”. Seguem-se os The Black Mamba, que, em 2021, levaram o nome de Portugal à Eurovisão com o tema “Love Is On My Side”.

A Marcha Gualteriana irá decorrer na segunda-feira de agosto, dia 7, como manda a tradição. Contará com sete carros já divulgados por José Pontes: carro da Cidade, do Egito, dos Escuteiros, do Centro Social de Brito, da Criança, do Harry Potter, de Gil Vicente, dos anos 90 e o tradicional carro das Balonas.

Este ano fica ainda marcado pelo regresso da Corrida de Cavalos, na segunda-feira, dia 7 de agosto, às 15h00, em Fermentões.

A Casa da Memória e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães estarão abertos “fora de horas”, das 10h00 às 22h00 e terão entrada gratuita de 4 a 6 de agosto.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES