HÁ UM AVATAR DE LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA NO SITE DA CÂMARA
O município é o primeiro cujo site autárquico disponibiliza um avatar do género, que faz tradução automática de todos os textos disponíveis.


Seleciona-se o texto pretendido, clica-se no ícone do lado direito do site, surge um avatar no ecrã: é o “Avatar de Língua Gestual Portuguesa”, que vive no site da Câmara Municipal de Guimarães (CMG). E o município é o primeiro cujo site autárquico disponibiliza um avatar do género, que faz tradução automática de todos os textos disponíveis. A tecnologia foi lançada esta sexta-feira, dia em que se assinala o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.
O objetivo é contornar as dificuldades de acesso das pessoas “com deficiência ao nível da comunicação”, informa comunicado a CMG. Citado no mesmo documento, o vereador da Divisão de Sistema Inteligentes e de Informação, Ricardo Costa, salientou a necessidade em “modernizar os serviços para servir mais e melhor o cidadão”. O socialista disse esperar que a nova extensão do site quebre “barreiras”, através de uma “solução inovadora e inclusiva”.
Foi a 15 de novembro de 1997 que a Constituição da República reconheceu a Língua Gestual Portuguesa como a língua da comunidade surda portuguesa. Em Portugal, o número de pessoas com deficiência auditiva ultrapassa os 115 mil: desses, “30 mil são considerados surdos” e “cerca de 80% dos surdos têm uma educação insuficiente ou problema de literacia, fazendo com que apenas 2.5% dessas pessoas tenham capacidade de leitura condizentes com a idade”.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 28, 2023
O sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal está marcado para esta quarta-feira, dia 29 de novembro.
Novembro 28, 2023
A utilização dos transportes públicos gratuitos de forma progressiva em Guimarães é uma das propostas apresentadas pela Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda para o Plano Orçamental 2024 do município de Guimarães.
Novembro 28, 2023
O Trail Vila de São Torcato realizou-se na manhã do passado domingo, dia 26 de novembro, e promoveu a prática desportiva a mais de 1.200 pessoas, levando os participantes por entre as ruas e montes da vila. bem como das freguesias envolventes.