HÁ UM AVATAR DE LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA NO SITE DA CÂMARA

© Direitos Reservados

Seleciona-se o texto pretendido, clica-se no ícone do lado direito do site, surge um avatar no ecrã: é o “Avatar de Língua Gestual Portuguesa”, que vive no site da Câmara Municipal de Guimarães (CMG). E o município é o primeiro cujo site autárquico disponibiliza um avatar do género, que faz tradução automática de todos os textos disponíveis. A tecnologia foi lançada esta sexta-feira, dia em que se assinala o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.

O objetivo é contornar as dificuldades de acesso das pessoas “com deficiência ao nível da comunicação”, informa comunicado a CMG. Citado no mesmo documento, o vereador da Divisão de Sistema Inteligentes e de Informação, Ricardo Costa, salientou a necessidade em “modernizar os serviços para servir mais e melhor o cidadão”. O socialista disse esperar que a nova extensão do site quebre “barreiras”, através de uma “solução inovadora e inclusiva”.

Foi a 15 de novembro de 1997 que a Constituição da República reconheceu a Língua Gestual Portuguesa como a língua da comunidade surda portuguesa. Em Portugal, o número de pessoas com deficiência auditiva ultrapassa os 115 mil: desses, “30 mil são considerados surdos” e “cerca de 80% dos surdos têm uma educação insuficiente ou problema de literacia, fazendo com que apenas 2.5% dessas pessoas tenham capacidade de leitura condizentes com a idade”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?