HABITAÇÃO NOS CENTROS HISTÓRICOS SERÁ TEMA DE DEBATE EM GUIMARÃES

O “Habitar os Centros Históricos” está a cargo da Câmara Municipal de Guimarães e da Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico.

 

 

 

Nos próximos dias, 08, 09 e 10 de novembro, Guimarães recebe o XVII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico, com o tema “Habitar os Centros Históricos”. A iniciativa, que será realizada no Paço dos Duques de Bragança, conta com 42 intervenções e duas visitas guiadas, e conta também com a presença de mais de 40 municípios e cinco universidades.

Este encontro proporcionará o debate entre as autarquias no sentido de avaliar o modo como estão a ser habitados os centros históricos, das políticas de habitação ao uso do espaço público e estabelecer o cruzamento de contributos para a gestão do património comum “Cidade”. Serão apresentadas e discutidas políticas, ideias e práticas aplicadas, abrangendo um alargado leque de intervenientes.

Para Seara de Sá, vereador com o pelouro do Urbanismo, sublinhou que esta iniciativa, ao longo dos três dias, será “um pouco mais do que discutir a habitação e manutenção dos centros históricos”. “Tentamos ter entidades externas para se poder discutir de forma mais abrangente. Com este encontro, tentamos sair da nossa zona de conforto para discutir a habitação no centro histórico”, referiu, acrescentando que o objetivo da iniciativa é ouvir diversas opiniões para que se consiga evitar a desertificação dos centros históricos. “Não queremos ter os centros históricos divididos por uma linha imaginária. Os centros históricos fazem parte da cidade”, apontou.

O arquitecto Seara de Sá também abordou a questão do trabalho em rede, e da importância em conhecer outros pontos de vista. “Trabalhar em rede é fundamental. Comunicar a nossa experiência aos outros e perceber o que os outros estão a fazer de bem” realçou o vereador.

No XVII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico estarão presentes vários conferencistas, com especial destaque para Ana Pinho, Secretárias de Estado da Habitação, que discursa dia 08 de novembro pelas 16h15, e ainda Helena Roseta, Deputada na Assembleia da República, que tem a sua intervenção marcada para 09 de novembro às 15h00.

A organização apelou ainda à participação da comunidade mais jovem, oferecendo assim a entrada neste encontro a todos os estudantes, que se podem inscrever no sítio da Câmara Municipal, na secção dedicada ao evento.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?