Helena Mendes Pereira lança “Apenas Literatura e não outra coisa qualquer”

Helena Mendes Pereira apresenta hoje, 7 de outubro, o seu novo projeto no Fórum Cultural de Cerveira, pelas 18h.

 ©Ana Marques Pinheiro

Este segundo livro de Helena Mendes Pereira vem no seguimento da sua primeira obra lançada no ano passado “Pequenos Delitos do Coração”, e em termos de texto é um contínuo, é uma espécie de prosa poética, com um “registo muito íntimo”, revela a autora em conversa com o Mais Guimarães.

Helena não escreve a pensar em publicar os seus livros, “é um ato intuitivo” e quando vê que o seu trabalho tem uniformidade aí sim reflete sobre a sua publicação. Os seus livros espelham o seu trabalho diário, como a própria Helena comenta, “eu como trabalho todos os dias com imagem, com artistas e tenho um conjunto de afetos com muitas pessoas, os meus livros acabam, também, por refletir isso”.

Este livro apresenta-se no formato de um caderno, com ilustrações da autoria de Xana Abreu. Segundo Helena Mendes Pereira “não foram ilustrações feitas para o livro, é um trabalho que a Xana tem vindo a desenvolver há alguns anos”. A escolha das imagens foi feita pelas duas artistas que optaram por aquelas que “tinham a ver de alguma forma a ver com o conteúdo do livro”, acrescentou Helena.

Ainda durante a conversa com o Mais Guimarães, a autora revelou que esta obra tem uma particularidade.: um dos poemas, “A Noite como se fosse Domingo” foi musicado pela banda “We find You”, da qual faz parte  Miguel Faria, guitarrista e cantor vimaranense. A música é apresentada hoje durante a apresentação do livro. A editora do livro é a associação vimaranense Astronauta

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?