Homenagem a António Gama Brandão nos 50 anos da Pediatria de Guimarães

O Serviço de Pediatria do Hospital Senhora da Oliveira foi fundado em 1971 e este ano assinalou-se as comemorações dos 50 anos deste serviço com especial destaque para a homenagem a António Gama Brandão, o fundador da Pediatria em Guimarães, no antigo Hospital da Misericórdia, no Convento dos Capuchos.

A sessão solene decorreu este sábado, no Paço dos Duques de Bragança, com a presença do Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, Jorge Amil Dias, presidente do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos, Inês Azevedo, Presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria, Hélder Trigo, diretor clínico do Hospital Senhora da Oliveira (HSO), Águeda Amélia Matos, diretora do Serviço de Pediatria do HSO e ainda as vereadoras Adelina Pinto e Sofia Ferreira.

António Augusto Gama Brandão é reconhecidamente o principal responsável pela criação do Serviço de Pediatria e uma referência para a sua e novas gerações de médicos, sendo o pioneiro nos cuidados de saúde das crianças e o primeiro diretor do Serviço de Pediatria em Guimarães, sendo alvo de enormes louvores nas intervenções que decorreram nesta sessão.

A diretora do Serviço de Pediatria, Águeda Matos, destacou a “força do acreditar numa necessidade no hospital” numa alusão a Gama Brandão, “um jovem médico que sonhou e lutou, um homem de enorme sabedoria, sempre pronto a servir”, realçou. Em 1971, a taxa de mortalidade infantil em Guimarães era de 104 por mil e, atualmente, desceu para os 3,4 por mil.

O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, manifestou a “gratidão a todos os que contribuíram para a referência que se tornou hoje o Serviço de Pediatria de Guimarães”, sublinhando o “alto índice de confiabilidade” e o reconhecimento nacional. Domingos Bragança enalteceu ainda o “cidadão exemplar” ao dirigir-se a António Gama Brandão, vincando o “ilustre cidadão vimaranense” que foi homenageado em 2017 com a Medalha de Mérito Social pela Câmara de Guimarães. “António Gama Brandão é um distinto médico, cidadão exemplar, com intervenção cívica, uma grande dimensão cultural e que dá tudo o que pode à sociedade”, destacando ainda a “dimensão familiar” que carateriza no seu todo como “um cidadão de referência”.

António Gama Brandão apresentou-se emocionado e fez questão de partilhar a homenagem com a sua mulher, Teresa Gama Brandão.

Em representação do Conselho de Administração do HSO, Hélder Trigo, destacou que Gama Brandão “representa geração de médicos que outros se habituaram a respeitar” destacando a “competência” e “dedicação às crianças”, além de “um humanista sempre disponível a ajudar”, salientou o diretor clínico do Hospital Senhora da Oliveira. 

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?