HOSPITAL ABRE 26 NOVAS CAMAS PARA INTERNAMENTO EM 2017

A Nova área construída de raiz, aumentará a capacidade de internamento do hospital em 26 camas e estará pronta já no próximo mês de janeiro.

No ano 2016 os números de acesso de cidadãos ao Hospital de Guimarães demonstram que, para a mesma capacidade instalada, tem existido uma maior pressão sobre o internamento, sobretudo por conta de internamentos de cariz médico, com entrada de doentes nas urgências.

Por ser assim, o Hospital delineou no seu «Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas – Inverno» várias medidas para enfrentar esta maior procura dos seus serviços, que se presume ainda aumentar nesta época de frio e gripe. Destas medidas salientam-se o reforço do parque de macas disponível no Serviço de Urgência, a ativação de uma cama adicional na UCIP (aquisição de ventilador), contratação externa de cerca de 75 camas supletivas, com entidades de saúde da região, para uso eventual caso seja necessário colocar doentes agudos ou doentes com alta clínica a aguardar resposta da RNCCI e o reforço do funcionamento da Unidade Móvel de Apoio Domiciliário (alargamento de horário nos dias úteis e funcionamento aos fins de semana) para facilitar as altas hospitalares, garantindo o apoio posterior ao doente e família.

A acrescer a estas medidas, o Hospital decidiu ainda reforçar a sua capacidade própria de internamento em 26 camas através da criação de uma nova área, construída de raiz. Esta nova área será construída junto ao Serviço de Medicina Física e Reabilitação e estará ativa já durante o próximo mês de janeiro 2017. Com este aumento, procura-se também reduzir a necessidade de recurso a camas supletivas contratadas ao exterior e garantir melhores condições hoteleiras para os doentes.

O Hospital reforça novamente a utilidade da linha SAÚDE 24 (808 24 24 24), caso se sintam doentes. Esta linha funciona 24 horas por dia e o objetivo é responder às necessidades dos soentes sem que tenham de se dirigirem às urgências. Se forem encaminhados para um serviço de urgência pela linha serão atendidos mais rapidamente. Em alternativa a esta linha devem contactar ou dirigir-se ao seu centro de saúde que está habilitado para os atender, em vez de se dirigir ao serviço de urgência do Hospital.

Fotos: DR

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?