HOSPITAL DE GUIMARÃES DEBATE PSICOSE NO IDOSO

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães, através da Unidade de Psicogeriatria, do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, organiza na próxima segunda-feira, dia 30, o II Encontro de Psicogeriatria, desta vez dedicado ao tema “Psicose no Idoso”. O Encontro terá início pelas 09h00 no auditório do Hospital.

A organização do evento refere que o envelhecimento da população mundial está a ocorrer a um ritmo acelerado devido ao aumento da esperança de vida e à diminuição das taxas de fertilidade. Se, por um lado, este envelhecimento pode ser encarado como um resultado do sucesso das políticas de saúde pública e de desenvolvimento socioeconómico adotadas, por outro lado, lança novos e importantes desafios às sociedades contemporâneas no que diz respeito à maximização da capacidade funcional dos idosos e à sua participação social e segurança.

Neste enquadramento, o envelhecimento da população implicará, necessariamente, um risco aumentado das pessoas padecerem de doenças psiquiátricas que, para além da morbilidade de que elas próprias são responsáveis, influenciam negativamente o curso e o prognóstico de outras doenças médicas, diminuindo a funcionalidade individual e sobrecarregando as sociedades socioeconomicamente. Neste âmbito, e porque a Patologia Psicótica do Idoso se reveste de particular complexidade, sendo pouco abordada de forma direta nas demais discussões científicas, o Hospital da Senhora da Oliveira, através da Unidade de Psicogeriatria, do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, considera importante debater esta temática de uma forma aberta e séria, procurando contribuir para esclarecer e ajudar os que diariamente se dedicam ao cuidado dos doentes idosos que manifestam sintomatologia psicótica.

Por ser assim, vários especialistas nesta matéria, de vários hospitais da região e da Universidade do Minho, irão juntar-se na próxima segunda-feira para abordar diversos tópicos relacionados com a temática geral da psicose no idoso. Referimos ainda que as inscrições estão fechadas há algum tempo, por preenchimento total do número de lugares disponíveis.

Foto: DR

©2023 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?