
HOSPITAL DE GUIMARÃES NO TOP 10 DA INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE
A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência divulgou recentemente o seu relatório, relativo ao ano 2016.

A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência divulgou recentemente o seu relatório, relativo ao ano 2016, com a lista de instituições hospitalares com mais investimento em atividades de Investigação e Desenvolvimento. O Hospital de Guimarães mantém-se como uma das instituições de saúde do país com maior investimento, atividade e resultados nesta área.
Com efeito, o Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães surge em 10.º lugar do país, com um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros em 2016, logo a seguir aos grandes hospitais centrais e aos institutos de oncologia.
Nesta área, o desenvolvimento tem sido exponencial. Os dados mais recentes do Hospital, referentes ao ano 2017, mostram um total de 37 ensaios e/ou estudos clínicos realizados, com especial destaque nas áreas de Gastrenterologia, Neurologia e Pneumologia. Quanto a publicações de artigos científicos, o Hospital realizou um total de 51 no ano 2017, em revistas científicas altamente prestigiadas de âmbito nacional e internacional.
O Hospital de Guimarães é um Hospital de Ensino afiliado à Escola de Medicina da Universidade do Minho desde 2004. Esta colaboração tem contribuído fortemente para a educação e formação dos seus profissionais e do sucesso da Instituição como Hospital de Ensino. A parceria promove principalmente a realização de estudos clínicos, na sua maioria em contexto de teses de mestrado e doutoramento. Acresce que, a partir de 2014, altura da criação do Centro Académico do Hospital (que inclui um Centro de Investigação e Desenvolvimento), o desenvolvimento nesta área tem sido exponencial, com um aumento significativo de estudos, ensaios e publicações em revistas científicas. O Hospital tem conseguido uma evolução muito significativa, sobretudo na área dos ensaios clínicos.
A área da investigação e desenvolvimento continua a ser uma clara aposta do Hospital. Atualmente tem cerca de 30 investigadores ativos, sem contar com diretores de serviço, a desenvolver ensaios clínicos e/ou coordenação de estudos académicos. O Hospital encara a investigação como essencial para o seu desenvolvimento, quer pela atualização e formação dos seus profissionais, quer pelo prestígio técnico e científico associado.
Partilhar
PUBLICIDADE
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 26, 2023
Num total de 160 candidaturas ao financiamento do programa "Bairros Comerciais Digitais", Guimarães ficou na 95.ª posição, último lugar em que os candidatos estão aprovados, mas condicionados pela reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Setembro 26, 2023
A exigência da revogação resulta de uma proposta feita pelo CDU na Assembleia Municipal de Guimarães, que se realizou na sexta-feira passada, dia 22 de setembro.
Setembro 26, 2023
Este centro do Hospital Senhora da Oliveira teve a pontuação mais alta entre mais de 900 instituições.