IMPLICAÇÕES DO BREXIT NÃO DEIXAM VIMARANENSES EM ALERTA

A Europa está de olhos postos em Inglaterra, onde as negociações internas em torno do Brexit se vão desenrolando. Desde junho de 2016 que a saída do Reino Unido da União Europeia foi decidida mas ainda decorrem negociações sobre a forma como a mesma se vai processar. No entanto, os estrangeiros a residir no país estão agora mais esclarecidos.

A 24 de junho de 2016 os europeus acordaram com o “sim” à saída britânica da União Europeia e, na altura, o Mais Guimarães foi ouvir vimaranenses a viver em “terras de Sua Majestade” para perceber de que forma olhavam para essa nova realidade. Surpresa, preocupação e incerteza foram os principais adjetivos utilizados para caraterizar a situação. Cerca de dois anos e meio depois repetimos a experiência e encontramos perspetivas diferentes. “Para já o Brexit não me tem afectado muito. Como já estou em Londres há 05 anos e trabalho no sector da saúde, já consegui obter o “settled status” que me permite ter todos os benefícios”, começou por explicar a vimaranense Maria João Ramos.

Na prática, Maria João Ramos não prevê implicações profundas na sua vida, nem considera ter o seu emprego em risco. “Em geral, acho que nada vai mudar. Talvez os preços das coisas nos supermercados e lojas vão subir mas só saberemos as implicações reais quando acontecer mesmo”, concluiu a jovem.

Também Mariana Fernandes se encontra a viver em Londres e garante que, de acordo com a realidade da capital, a maioria das opiniões vai contra o Brexit. “Todos os meus colegas, e diria a maioria dos pacientes, são contra o Brexit. O facto de Londres ter emigrantes é visto como uma mais valia que proporciona uma grande multiculturalidade e não como um problema. A maior parte das pessoas entende que os emigrantes em Londres trabalham, vivem e pagam os seus impostos, logo nao há motivo para os querer fora do país”, admitiu.

Leio o artigo na íntegra no jornal Mais Guimarães, nas bancas esta quarta-feira.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?