Reavivam-se memórias e projeta-se o futuro em Guimarães, no dia em que o Teatro Jordão volta a abrir as suas portas. A cerimónia de inauguração está agendada para sábado, 12 de fevereiro, pelas 16h30, com as presenças do Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, do Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, e do Presidente do Conservatório de Guimarães, Vítor Matos. O programa de iniciativas estende-se até 26 de fevereiro.

“Aqui nasce a nova geração das artes, assente num projeto de memória e futuro, concretizado no sentido da preservação do património”, no âmbito da reabilitação e da reconversão do edifício do Teatro Jordão e da Auto Garagem Avenida, explica o município em comunicado.
Neste renovado espaço, vai funcionar a Escola de Artes Performativas e Artes Visuais da Universidade do Minho e a escola de Música do Conservatório de Guimarães, com a “afirmação de Guimarães enquanto cidade de formação e produção cultural”, num investimento global a rondar os 12 milhões euros e com o apoio do FEDER em cerca de 10 milhões de euros.
A 12 de fevereiro, decorrerá uma sessão solene de inauguração durante a tarde, com a apresentação de um excerto do primeiro ato de “A Gaivota” de Anton Tchékhov, por alunos do segundo ano da Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho, e com a atuação do Jovens Cantores de Guimarães.
Será ainda a abertura da exposição organizada pelo Cineclube de Guimarães e pela Muralha – Associação de Guimarães para a Defesa do Património, no Foyer do Auditório, e haverá uma visita guiada às instalações do Conservatório, da Licenciatura em Teatro, e da Licenciatura em Artes Visuais, às salas de ensaio de Bandas de Garagem, à praceta, e à escada exterior de ligação à avenida D. Afonso Henriques.
Nesse mesmo dia, a exposição Atelier Aberto LAV 2018-2022, na Galeria Garagem Avenida, será pré-inaugurada.
A 17 de fevereiro celebra-se o Dia da Universidade do Minho, com uma sessão comemorativa do 48.º aniversário da instituição. Haverá ainda um concerto de comemoração com a Orquestra da Universidade do Minho, que acontece no dia 19.
Entre os dias 21 e 26 de fevereiro será possível, através de inscrições prévias, realizar visitas guiadas ao local.
As iniciativas terminam no sábado, dia 26, pelas 21h30, com Kinematic, um concerto pelo Quarteto de Cordas de Guimarães.