INCUBADORA DE BASE RURAL: NOVO PROGRAMA ARRANCA SEGUNDA-FEIRA

Em comunicado, a autarquia revelou que o segundo programa de Incubação da Incubadora de Base Rural de Guimarães encerrou com a entrega de certificados a sete empreendedores, numa sessão que decorreu na passada terça-feira, 15 de outubro, no Laboratório da Paisagem. O terceiro Programa de Incubação tem início já a 21 de outubro, segunda-feira, com a realização da Oficina do Empreendedor.

No âmbito deste segundo programa, foram apresentadas sete ideias de negócios de base rural, desde a exploração de cogumelos shiitake e produção de citrinos, produção de espargos, exploração de caprinos de raça bravia, apicultura e a constituição de um parque de Campismo.

Neste momento estão já implementados na sua totalidade três projetos: A Mercearia do Zé, a Associação Social de Pevidém – Vida a Cores e Doce de Calondro-Terras de Guimarães (produção e transformação de produto). O programa de Incubação permitiu ainda a criação direta de cinco postos de trabalho no concelho.

No total dos dois Programas de Incubação já realizados foram apresentados, no total, 16 planos de negócio com sucesso, encontrando-se os mesmos em fase de maturação e desenvolvimento.

No mesmo comunicado, pode ler-se que a vereadora do ambiente, Sofia Ferreira, afirmou que “o município de Guimarães continua empenhado na implementação da Incubadora de Base Rural” e sublinhou os seus objetivos gerais orientados para “promover o crescimento económico responsável e orientado para os princípios de uma nove economia, potenciar o desenvolvimento empresarial, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e o bom uso do solo”.

De salientar que também no âmbito da IBR Guimarães, está aberto o período de inscrições para o Banco de Terras de Guimarães que decorre até 31 de Dezembro. O Banco de Terras de Guimarães é um instrumento através do qual os proprietários podem arrendar ao município terrenos abandonados ou sem utilização, para que este os subarrende a empreendedores com vontade em criar o seu próprio negócio de base rural.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?