ÍNDICE DE RENOVAÇÃO DE POPULAÇÃO EM IDADE ATIVA ESTÁ A DESCER

O concelho de Guimarães está a acompanhar a tendência nacional e tem o índice de renovação de população em idade ativa a descer desde 2011. Os dados foram revelados pelo INE na sexta-feira, dia 17, e dizem respeito ao ano de 2018.

O envelhecimento do país já não é uma novidade e está a traduzir-se também no envelhecimento de pessoas em idade ativa. O concelho de Guimarães não foge a esta tendência e, de 2011 até 2018, o índice de renovação de população em idade ativa desceu dos 104,1% para os 78,5%.

De acordo com o INE, este índice diz respeito à “relação entre a população que potencialmente está a entrar e a que está a sair do mercado de trabalho, definida habitualmente como o quociente entre o número de pessoas com idades compreendidas entre os 20 e os 29 anos e o número de pessoas com idades compreendidas entre os 55 e os 64 anos”.

A descida destes valores aponta para uma consequente descida de pessoas em idade ativa, uma vez que os mais jovens não conseguem compensar os mais velhos que estão a entrar na idade da reforma.

Leia o artigo na edição desta semana do Mais Guimarães.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?