Infantário Nuno Simões celebrou 40 anos a formar gerações

Nesta sexta-feira, dia 5 de março, o Infantário Nuno Simões (INS) comemorou quarenta anos de abertura à comunidade. Devido às restrições impostas pela pandemia, que impossibilitam o infantário de manter atividades presenciais e comemorar dessa forma esta “data especial”, as celebrações aconteceram online, com a presença dos colaboradores, das crianças, de associados e das suas famílias. 

De destacar também a participação dos sócios que estiveram na génese desta instituição de solidariedade social vimaranense, e de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

Elogiando o trabalho realizado ao longo destas quatro décadas, o autarca referiu que o Infantário constitui atualmente uma “marca de credibilidade e de afeto”. Domingos Bragança parabenizou as direções anteriores e a atual, os colaboradores, e ainda as crianças e as suas famílias, todos os que, “ao longo destes 40 anos deram de si para que a instituição chegasse ao ponto em que se encontra”. 

Domingos Bragança acrescentou ainda que “sendo importante a razão e o conhecimento, mais importante são as emoções”, e no Infantário Nuno Simões, “sabe-se que isso é muito bem trabalhado”. 

Discursando para as crianças e as suas famílias, que acompanhavam a cerimónia por videoconferência, Ricardo Machado, atual presidente da direção do Infantário Nuno Simões referiu que este “é também tempo de falar de legado, da responsabilidade de continuar a contribuir para uma educação de qualidade e equidade, que promova o desenvolvimento da democracia e cidadania, assegurando o direito ao desenvolvimento da identidade pessoal, social e cultural”. 

Para o dirigente, “é no presente que se deve garantir o futuro, e cumpre-nos o enorme desafio de continuar a saber acolher, com dedicação, profissionalismo e polivalência, os muitos que todos os anos querem ser parte desta grande família”.

Também para assinalar esta data especial, às crianças que frequentam aquele infantário foi enviada uma caixa comemorativa com o “Palrador”, a mascote da instituição, e a abertura das caixas aconteceu durante a cerimónia.

O Infantário Nuno Simões, localizado na Rua Doutor Roberto de Carvalho, junto ao Tribunal de Guimarães, é uma instituição particular de solidariedade social que serve a comunidade de Guimarães. Frequentam esta instituição mais de 200 crianças, desde os quatro meses até aos cinco anos de idade.

Esta instituição foi fundada em 1978 em resposta à iniciativa, vontade e patrocínio de Nuno Simões. Desde a sua entrada em funcionamento em Março de 1981, tem desenvolvido as suas atividades no sentido de “proporcionar às crianças uma educação de qualidade e um convívio salutar”.

A designação do Infantário é uma homenagem a Nuno Simões que aquando do seu falecimento doou dinheiro para fundar uma Instituição de carácter social em Guimarães. 

Fernando Jordão, que era seu amigo, ficou responsável por criar a Instituição. Para tal, reuniu um grupo de pessoas – A Comissão Instaladora – que deveriam decidir sobre o tipo de Instituição que faria sentido fundar. Essa comissão presidida por Santos Simões decidiu então criar uma Instituição de apoio à infância com instalações modernas e construídas para esse efeito, dado a que na época em Guimarães não existia nenhuma instituição com essas particularidades. 

A Câmara Municipal de Guimarães colaborou com esta Comissão e cedeu o terreno para a construção do edifício. Assim, foi construído na Rua Dr. Roberto Carvalho o edifício de um único piso com o intuito de proporcionar o melhor ambiente para o desenvolvimento das crianças.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?