Dois anos depois, 2023 marca o regresso da Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG). Esta será a 4.ª edição do evento, acontecerá de 20 de outubro a 31 de dezembro, e passará pelo Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), Centro Cultural Vila Flor, Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Sociedade Martins Sarmento, Teatro Jordão e ainda pelas escolas do concelho.

A Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG) é uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães com o objetivo de “dignificar o papel dos ilustradores no desenvolvimento cultural no campo da edição, livros, revistas, jornais, cartazes, suportes clássicos de comunicação de massas e no domínio das novas tecnologias, aliado à referência de Guimarães, como território de reconhecido interesse nacional e internacional, no movimento de fomento de massa critica e na criação na área da ilustração”.
Este concurso é dirigido aos artistas que desenvolvem a sua atividade profissional nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais. Cada autor pode enviar três trabalhos publicados nos últimos três anos.
Serão atribuídos os prémios Grande Prémio BIG no valor de cinco mil euros, Prémio BIG Revelação no valor de mil euros, e cinco Prémios BIG Aquisição no valor de quinhentos euros cada.
São sete os prémios, num total de oito mil e quinhentos euros, a atribuir nesta quarta edição da Bienal de Ilustração de Guimarães. Os trabalhos selecionados para este concurso serão expostos no Palácio Vila Flor.