Intervenção de José Sócrates decisiva na vitória de Joaquim Barreto

Segundo avança o jornal Público, na sua edição de hoje, o antigo primeiro-ministro “convenceu o presidente da Câmara de Barcelos a deixar cair o apoio a Ricardo Costa e a apoiar o líder distrital.”

No discurso de vitória, Joaquim Barreto agradeceu diretamente a José Sócrates: “Quero aqui agradecer ao engenheiro José Sócrates, pessoa que nunca abandonei e com quem mantive sempre contacto, pelo apoio que, em Barcelos, nos deu nesta campanha” referiu o deputado socialista na intervenção na noite eleitoral em que foi reeleito, do passado dia 18 de julho.

Nestas eleições, Joaquim Barreto, deputado à Assembleia da República, natural de Cabeceiras de Basto e presidente da Federação Distrital de Braga do PS desde 2014, obteve 2584 votos, contra os 2020 do vimaranense Ricardo Costa, vereador na Câmara Municipal de Guimarães, havendo uma diferença de 564 votos.

Segundo o mesmo Jornal, a três semanas da ida às urnas, Sócrates terá sido decisivo para convencer Miguel Costa Gomes, presidente da Câmara de Barcelos, a apoiar Barreto. Ao que o Mais Guimarães apurou, Barcelos era o concelho onde Ricardo Costa estava mais confortável do ponto de vista dos apoios e a candidatura acreditava mesmo que podia ganhar por cerca de mil votos, beneficiando também do facto de Anabela Real, vereadora na Câmara Municipal de Barcelos, estar ao lado do candidato vimaranense, com a sua candidatura às Mulheres Socialistas de Braga.

Apesar da vitória de Ricardo Costa em Barcelos, com um diferencial de 202 votos, o resultado ficou aquém do esperado pelo candidato vimaranense, pela baixa afluência às urnas, de apenas 906 militantes, um universo de cerca de 2400.

Já de acordo com o “Jornal de Barcelos”, José Sócrates deslocou-se a Barcelos para se encontrar com Miguel Costa Gomes e tê-lo-á aconselhado a não fazer inimigos numa altura em que estava fragilizado – o autarca foi detido em maio de 2019 no âmbito da Operação Teia, um processo de «corrupção , tráfico de influência e participação económica em negócio no âmbito da contratação pública».

Esta intervenção de José Sócrates em Barcelos, aliada ao manifesto apoio a Joaquim Barreto do presidente da concelhia de Guimarães, Luís Soares, terão sido momentos decisivos para a vitória do cabeceirense na recandidatura à Federação Distrital de Braga do Partido Socialista. Apesar de, no caso de Guimarães, Ricardo Costa, ter conseguido também uma expressiva vitória, tendo ao seu lado 60% dos militantes.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?