INVESTIGADOR DA UMINHO FOI PREMIADO NA POLÓNIA

Filipe Marques, investigador do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, Campus de Azurém, foi distinguido no 15.º Congresso Mundial da Federação Internacional para a Promoção de Máquinas e Mecanismos (IFToMM 2019), que decorreu entre os dias 01 e 05 de julho, em Cracóvia (Polónia) e que contou com cerca de 700 participantes.

O investigador foi galardoado com o Prémio de Melhor Artigo na categoria estudante com o trabalho intitulado “Utilization of Non-Conformal Wheel Surfaces for Railway Dynamics”. A investigação, agora premiada, visa o desenvolvimento de modelos computacionais sofisticados capazes de mimetizar com fidelidade o comportamento dinâmico de veículos ferroviários, no que à interação entre as rodas e os carris diz respeito. O trabalho realizado no âmbito deste artigo possibilita a obtenção de soluções tecnológicas inovadoras de sistemas ferroviários de alto desempenho. O trabalho contou com a cooperação do uma equipa alargada de investigadores, nomeadamente Hugo Magalhães e Jorge Ambrósio (Universidade de Lisboa), João Pombo (Universidade de Huddersfield, Reino Unido), Stefano Bruni (Politécnico do Milão, Itália),  e Paulo Flores (Universidade do Minho).

Filipe Marques é, desde janeiro de 2016, aluno do Programa Doutoral Líderes para as Indústrias Tecnológicas no âmbito do Programa MIT Portugal. Filipe Marques é também assistente convidado do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho desde setembro de 2016. Em 2015, concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na Universidade do Minho, com a classificação final de 18 valores. Filipe Marques é autor e coautor de várias dezenas de publicações científicas, técnicas e pedagógicas, tendo recebido diversos prémios científicos e académicos. Filipe Marques desenvolve as suas atividades científicas no Centro de Investigação e Desenvolvimento em MicroElectroMechanical Systems da Universidade do Minho (CMEMS-UMinho), com classificação de Excelente.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?