IV edição das Jornadas Históricas abriram celebrações do Dia UM de Portugal

A quarta edição das Jornadas Históricas foi voltada para o “Quotidiano na Idade Média”.

jornadas-hsitóricas-Barra-+G-10-anos

Decorreram, no passado sábado, no Paço dos Duques, as IV Jornadas Históricas, inseridas nas comemorações do Dia UM de Portugal. Na sua intervenção, Paulo Lopes da Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, defendeu a vitória de D. Afonso Henriques na Batalha de S. Mamede como a “primeira tarde portuguesa”, demonstrando o compromisso de celebrar “tudo aquilo que fomos e somos capazes enquanto sociedade e enquanto país, ao longo dos últimos quase 900 anos”.

© Direitos Reservados

“Somos muito orgulhosos do concelho onde nascemos e dizemos com esse mesmo orgulho que somos a cidade berço”, referiu o vereador. As Jornadas Históricas são, acredita, uma forma de “acrescentar conhecimento e densidade histórica” a este objetivo de comemorar “este marco tão importante para a história do país”, concluiu.

Nesta quarta edição do evento, voltada para quotidiano na idade média, os temas em que as jornadas históricas se focaram foram “Mesteres e mesteirais na idade média”, “O convívio e a festa: um tempo extraordinário na vida quotidiana”, “Idade média. Refeições simples e banquetes”, “A paisagem no planeamento dos jardins medievais”, “Viver ao ritmo da igreja: Quotidianos religiosos nas cidades e vilas medievais portuguesas” e “O presente da idade média — representações contemporâneas da vida medieval”.

As Jornadas Históricas são um evento científico cujo objetivo é dar visibilidade às investigações que se vêm produzindo sobre a época medieval e moderna, facultando também aos jovens investigadores a oportunidade de apresentarem e publicarem os seus trabalhos.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES