Já iniciaram os trabalhos de reabilitação do Castro de Sabroso

Intervenção agora iniciada é financiada pelo Município de Guimarães com o apoio da União Europeia.

castro-sabroso-barra

Os trabalhos de reabilitação do Castro de Sabroso iniciaram há dias, seguindo os trâmites definidos pela proposta votada no Orçamento Participativo de Guimarães, elaborada pela Sociedade Martins Sarmento (SMS) em 2013.

© Direitos Reservados

A intervenção agora iniciada é financiada pelo Município de Guimarães, com o apoio da União Europeia, através do FEDER, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte2020, num investimento que totaliza 218 539,68€. A execução dos trabalhos será acompanhada pela SMS, através de uma parceria com o Município, a quem compete a gestão do contrato.

Os trabalhos, prevêem a colocação de uma vedação em volta da área protegida, a limpeza das ruínas arqueológicas visíveis e respetiva conservação preventiva, a colocação de sinalética informativa e algumas estruturas que proporcionem maior comodidade aos visitantes do monumento. Será criada uma área arqueológica visitável, com cerca de três hectares, permanentemente aberta ao público.

O município prevê que o antigo castro esteja em condições de abertura ao público a partir do próximo mês de julho.

Localizado na Freguesia de Sande São Lourenço e Balazar, e classificado como Monumento Nacional, o Castro de Sabroso é um antigo povoado fortificado, coetâneo da Citânia de Briteiros, e igualmente identificado e explorado por Francisco Martins Sarmento, a partir do ano de 1877.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES