JF DE SÃO TORCATO QUER VER BENS DE SAÚDE A CIRCULAR PELA POPULAÇÃO

Junta de freguesia (JF) vai lançar projeto social de economia circular no âmbito da saúde. Alberto Martins, o presidente, pensa que a população será solidária. 

E se camas articuladas, canadianas, cadeiras de rodas e outros bens no âmbito da saúde circulassem e fossem partilhados pelos habitantes de uma terra? É o que a junta de freguesia de São Torcato se propõe a fazer entre 2019 e 2020: um banco de bens como os enunciados para facilitar a vida à população. “Esses produtos são caros e há alguma dificuldade em comprá-los. Assim, as pessoas passam a ter acesso a esses bens, entregando-os à junta no final da sua utilização”, explica o presidente Alberto Martins. E o objetivo é alargar o depósito a “carrinhos de bebé ou cadeiras de baloiço”.

O projeto, a ser implementado, resulta da aprovação da candidatura daquela vila ao programa JUNTAr do Fundo Ambiental, que procura apoiar projetos locais de economia circular, cujos beneficiários são as juntas de freguesia. O investimento rondará os 25 mil euros, avança Alberto Martins, mas o financiamento por parte do programa é de 20 mil euros. “É a quantia que necessitamos e que pensamos ser suficiente para readaptar algumas instalações e investir em material, que é o ponto central do projeto”, refere.

Esta quarta-feira, a junta de freguesia assinou o contrato de financiamento — o primeiro passo. Os restantes virão com a implementação do projeto, que contará com “sessões de esclarecimento e outras atividades para angariar bens, de forma a reforçar este projeto”. Ou seja: a junta adquirirá alguns bens, mas será lançado o apelo à população para “ceder a empréstimo ou definitivamente” alguns bens que poderão estar disponíveis para quem mais precisa. Se os torcatenses vão aderir? O presidente da junta de freguesia acha que sim: “Costumam responder bem a questões de solidariedade e certamente contribuirão para esta causa.”

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?