João Costa rumo ao Mundial

O nadador vitoriano João Costa foi selecionado pela Federação Portuguesa de Natação para representar as quinas nas provas de 50, 100 e 200 metros costas no Campeonato do Mundo de Piscina Curta. Uma seleção que enche de orgulho Rui Costa, irmão e treinador.

© Direitos Reservados

“Estou muito orgulhoso com esta participação. É a primeira vez que temos um atleta do clube e da cidade a competir em campeonatos do mundo de absolutos, a justa recompensa pelo excelente final de época passada que o João fez, onde alcançou os mínimos e os critérios para estar presente nesta prova”, disse.

A prova vai decorrer entre 13 e 18 de dezembro de 2022 em Melbourne, na Austrália e o nadador vitoriano vai focado e dar o seu melhor: “As minhas expectativas são altas e vou para o Mundial dar o meu melhor. Não querendo colocar uma meta ou um objetivo, uma final num mundial deixava-me contente. O trabalho está feito e agora é acreditar no processo”.

Esta é uma competição onde estarão os melhores dos melhores e é aí que Rui Costa quer que o seu irmão se habitue a competir, apesar de reconhecer que esta não é uma prova que beneficie as características do João.

“Não sendo de todo onde o João é mais forte, pois a prova é em piscina de 25 metros e o João é mais forte em piscina olímpica, temos o objetivo de alcançar os 16 primeiros do mundo em pelo menos numa e atingir recordes pessoais nas 3 provas em que ele vai competir. Um outro dos objetivos é ganhar o hábito de competir com os melhores do mundo para conseguir evoluir ainda mais no futuro”, observa.

Quanto ao nadador dos conquistadores, vai ao campeonato do mundo, mas nunca esquece o clube do seu coração: “É sempre um orgulho representar o meu país mas principalmente a minha cidade e o meu clube. Levo o equipamento de Portugal vestido, mas o vitória vai, como sempre, no coração. E enquanto for assim, não é um peso representá-los, mas sim um prazer”.

Depois de bater o recorde nacional nos 100 metros costas e terminar em quinto na final do Europeu de Roma, João Costa vai novamente lutar por bons resultados, resultados que encham de orgulho todo o universo vimaranense e vitoriano.

©2023 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?