JORGE CRISTINO: “FOMOS O MUNICÍPIO MAIS SUSTENTÁVEL DO PAÍS”

Em fim-de-semana de Movidos pelo Futuro, que se realiza pelo segundo ano consecutivo em Guimarães, o conceito de “cidade verde” voltou a ser tema de destaque. Desta feita, na mesa redonda que se realizou durante a tarde, intitulado “Cidades Mais Verdes e Inteligentes”.

Jorge Cristino, presidente do Conselho Diretivo do Laboratório da Paisagem, afirmou que este Movidos pelo Futuro foi a cereja no topo do bolo, depois de uma “Green Week” e da semana europeia da mobilidade. “Guimarães, como sabem, está no caminho da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. É um layer que se colocou acima do património, da cultura, da economia, do desporto… O ano passado fomos o município mais sustentável do país”, explicou.

Depois de demonstrar vários dados acerca do estado do planeta, ligados ao consumo excessivo de recursos e à redução da qualidade de vida, Jorge Cristino revelou que “Guimarães aparece como uma das cidades portuguesas com melhor qualidade do ar”. Quanto ao crescimento urbano das cidades, com um aumento de população sobretudo nas zonas urbanas, o presidente do Conselho Diretivo do Laboratório da Paisagem defendeu que “é nas cidades que deve começar a mudança”. “Não temos que viver mais pobres, viver com menos. Temos de saber viver diferente. O consumo tem que ser mais consciente, tem que ser mais ecológico e, na aquição de cada produto na prateleira do supermercado ou na aquisição de cada automóvel, percebermos que temos de reduzir a emissão de carbono, reduzir os nossos hábitos para reduzir a Pegada Ecológica”, afirmou Jorge Cristino.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?