Organizadas pelo executivo de Caldelas, em parceria com o Município de Guimarães, Agrupamento de Escolas das Taipas, UCC Sol Invictus, CSIF Solidave e Taipas Termal, as primeiras Jornadas de Saúde Mental dinamizadas na vila de Caldas das Taipas decorreram entre os dias 26 e 30 de abril.

“A iniciativa, dirigida à comunidade escolar e local, teve como principais objetivos sensibilizar os cidadãos para a relevância da problemática da saúde mental, combater o preconceito e divulgar os recursos comunitários de prevenção, tratamento e apoio”, referiu a vogal da junta de freguesia, Patrícia Correia.
Do programa constaram diversas atividades direcionadas à comunidade educativa e pais que decorreram nas escolas com a colaboração do Projeto Tabu, Prochild Colab, P5 Centro de Medicina Digital e Associação de Reiki para Crianças e Jovens, e uma mostra associativa com o objetivo de valorizar a prática desportiva e associativa como promoção do bem estar. O evento terminou com uma caminhada promovida pelo Núcleo de Atletismo das Taipas.
“Ao longo da passada semana juntamos mais de 500 participantes e cerca de 23 entidades sinalizando a importância do envelhecimento ativo na saúde mental em todas as idades e concluímos que é preciso continuar a dar voz à causa da Saúde Mental”, referiu a junta de freguesia.
A junta iniciou ainda, com a colaboração da Taipas Termal, um programa de promoção de competências cognitivas e interpessoais dirigido aos utentes do espaço de convívio sénior, que decorrerá quinzenalmente às quintas-feiras.