José Luís Carneiro visitou a Montanha da Penha

No domingo.

jose-luis-carneiro-Barra-+G-10-anos

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, visitou no passado domingo, a Montanha da Penha, a convite da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, no âmbito do programa do centésimo aniversário da classificação da Penha como estância turística.

© Direitos Reservados

Do programa, fez parte uma exposição de meios da Proteção Civil, uma apresentação do plano de requalificação e de preservação desenvolvido pela Irmandade da Penha, uma visita aos jardins históricos do “Parque da Penha” (The Grove Houses), ao Santuário e a diversos outros locais, assim como o descerramento de uma placa comemorativa.

Recorde-se que a implementação de um plano de requalificação, iniciado em 1998, e o permanente trabalho de preservação, tem permitido que a estância turística da Penha seja, hoje em dia, considerada um bom exemplo no que às boas práticas de prevenção de incêndios diz respeito.

A classificação da Penha como estância turística, que agora completa 100 anos, foi concretizada através do Decreto n.º 8894, de 5 de junho de 1923, subscrito pelo então ministro João Vaz Guedes. A Penha é igualmente um testemunho da evolução da arquitetura e do urbanismo no norte de Portugal, desde os jardins românticos do final do séc. XIX até às cuidadas intervenções já realizadas na primeira década do século XXI, onde se destacam nomes de referência como José Luís de Pina, autor do primeiro plano urbanístico da Penha, Marques da Silva, Carlos Prata e Noé Diniz.

José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, elogiou o trabalho desenvolvido na Penha reforçando a importância da prevenção no combate aos incêndios, quer através da limpeza dos terrenos, como da plantação de espécies autóctones, mais resistentes ao fogo que o eucalipto.

Domingos Bragança, reconhecendo o trabalho de transformação da Penha ao longo dos últimos 100 anos, demonstrou o apoio da Câmara Municipal de Guimarães à Irmandade, nomeadamente para as alterações necessárias para o licenciamento das suas obras de requalificação e em especial do Hotel da Penha. Referindo-se ao desenvolvimento sustentável do território, o edil partilhou o seu objetivo de unir num só parque o Parque da Cidade ao Santuário da Penha: “O Parque da Paisagem Natural Protegida da Montanha da Penha.”

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES