José Manuel Fernandes repudia bloqueio do orçamento da UE por Hungria e Polónia

Hungria e a Polónia bloquearam, na passada segunda-feira, dia 16, a aprovação do orçamento plurianual da União Europeia (UE) e do regate coronavírus – um pacote de cerca de 1,8 triliões de euros. Esta posição por parte de Budapeste e Varsóvia, coloca em causa a “bazuca” prometida por António Costa.

José Manuel Fernandes, eurodeputado do PSD. Foto:DR

“É inaceitável que dois Estados-membros assumam uma posição de chantagem e prejudiquem, de forma consciente e deliberada, toda a União Europeia e os seus cidadãos”, acusa o Eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes.

O Governo húngaro está a cumprir a ameaça que tinha feito de bloquear a aprovação dos dois orçamentos. O Governo húngaro alega que o mecanismo que condiciona a entrega de ajuda ao respeito pelo Estado de direito é uma “chantagem política”. O primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, já tinha enviado, na quinta-feira, uma carta aos dirigentes da UE no mesmo sentido.

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu, em julho, numa visita à Hungria, em que reuniu com o seu homólogo húngaro, Viktor Orbán, que “a questão do Estado de direito, embora central para Portugal, não deve ser relacionada com as negociações sobre o plano de recuperação”.

“Numa situação de emergência face às consequências da pandemia Covid-19, é repugnante a constatação de que o Conselho represente pouco mais do que a soma de 27 egoísmos nacionais. Espero que a Chanceler Ângela Merkel, a única líder na Europa, arraste mais uma vez os governantes para uma decisão por unanimidade”, afirma José Manuel Fernandes, em comunicado.

 O Parlamento Europeu deu, em 16 de setembro deste ano, luz verde para a Comissão Europeia se financiar nos mercados em 750 mil milhões de euros. Falta agora a aprovação do orçamento plurianual, que terá que ser por unanimidade, para que a “bazuca” europeia, que comtempla 15,3 mil milhões de euros para Portugal, possa avançar.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?