JSD CONSIDERA GABINETE DA JUVENTUDE INSUFICIENTE

A Semana Europeia da Juventude serviu de mote para os primeiros momentos públicos do novo Gabinete da Juventude, com o presidente da Câmara Municipal a receber no local jovens de várias escolas do concelho. No entanto, a criação deste espaço não é, para a Juventude Social Democrata (JSD), a solução que melhor serve os interesses da população jovem vimaranense.

Desde sempre com uma posição crítica em relação à extinção da Divisão de Juventude da Câmara Municipal, comunicada em outubro do ano passado, a JSD considera que o Gabinete da Juventude não substitui o trabalho que era feito num serviço integrado no organismo municipal. “O Gabinete da Juventude é um espaço com sofás e um mural grafitado. Nós tínhamos uma divisão onde havia técnicos e pessoas que estavam inteiramente dedicadas a esta temática e que estavam todos os dias a produzir conteúdo e passámos a ter um gabinete, que não está na estrutura do município, e no qual vamos tendo atividades”, começou por afirmar Eduardo Fernandes, líder da JSD de Guimarães.

A necessidade do concelho ter mais do que um espaço dedicado aos jovens é destacada por Eduardo Fernandes, que considera que tem de haver uma “dinâmica muito maior” e uma “capacidade de envolver a juventude em políticas de estratégias de futuro”. “A Casa da Juventude tem tido, neste Gabinete, uma preponderância muito grande, na organização de atividades. Mas acho que este Gabinete deve ter mais valências, não pode ser apenas isso. E o que se pode fazer ali é muito limitado, daí nos termos ‘oposto’ à extinção da Divisão. Como já referi, a Divisão tem técnicos,
pessoas que estão a pensar em políticas para a juventude e para o associativismo. O Gabinete da Juventude é só um espaço e é muito vago um concelho como Guimarães ter apenas um espaço”, acrescentou o líder da JSD local.

Domingos Bragança este reunido com jovens neste novo espaço e referiu que uma das prioridades das políticas do executivo é o futuro das gerações mais novas, salientando que a sua participação será fundamental para o futuro da sociedade. “As lideranças do futuro serão fruto do vosso caminho enquanto jovens, pelo que a vossa implicação nos movimentos coletivos, nas associações, no colocar em prática ideias inovadoras e transformadoras fará toda a diferença”, explicou o presidente da Câmara Municipal.

Também a vereadora da Educação, e vice-presidente, esteve reunida com os jovens, e reafirmou a disponibilidade do Gabinete da Juventude em constituir-se como um “espaço disponível para todos os jovens”. “Estamos aqui presentes para tentar perceber os vossos anseios e pontos de vista e para, a partir das vossas ideias, tentarmos melhorar a nossa atuação política”, disse Adelina Pinto.

A opção do município em avançar com este Gabinete em detrimento da Divisão existente não reuniu consenso e Eduardo Fernandes admite que a JSD vai continuar a lutar por uma melhor política para os jovens. “Continuamos a achar que há uma lacuna grande no que diz respeito a políticas de juventude e associativismo e vamos manter essa posição até que isso seja resolvido”, concluiu o líder da JSD.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?