A Saúde Mental será o tema em destaque, na vila das Taipas, durante quatro dias. Entre 26 e 30 de abril, a Junta de Freguesia de Caldelas está a organizar a primeira edição das Jornadas de Saúde Mental, em parceria com o município de Guimarães, Escola Secundária de Caldas das Taipas, Agrupamento de Escolas, UCC Sol Invictus, CSIF Solidave e Taipas Termal.

Em comunicado às redações, o executivo explica que esta iniciativa é dirigida à comunidade escolar e local e tem como principais objetivos “sensibilizar os cidadãos para a relevância da problemática da Saúde Mental, combater o preconceito e divulgar os recursos comunitários de prevenção, tratamento e apoio”.
Do programa constam diversas atividades direcionadas à comunidade educativa e pais que decorrerão nas escolas, com a colaboração do Projeto Tabu, Prochild Colab, P5 Centro de Medicina Digital e Associação de Reiki para Crianças e Jovens.
A importância do envelhecimento ativo na Saúde Mental dos seniores é um dos temas contemplados na programação. O tema será assinalado com a exibição da peça “Grupo Dramático”, da ADCL, para uma plateia composta por idosos, utentes das respostas sociais das freguesias que compõem a CSIF Solidave.
No dia 29 de abril, entre as 09h30 e as 12h30, o Polidesportivo da Taipas Termal será palco de várias demonstrações desportivas e espaço expositivo de diversas associações e entidades, cuja intervenção comunitária se constitui relevante para o bem-estar integral.
As Jornadas encerrarão no domingo, dia 30 de abril, com uma caminhada pela Saúde Mental, aberta à comunidade, que contará com o apoio do Núcleo de Atletismo das Taipas.