KO PHI PHI E BAÍA DE PHANG NGA

Tesouros do Mar de Andaman

Como dama sensual, que ostenta valiosas jóias para iluminar a sua beleza e carácter, também a Tailândia se orna das mais belas preciosidades que possui, para poses fotográficas icónicas, que seduzem turistas de todo o mundo.

Ko Phi Phi

O diamante

A maravilhosa Ko Phi Phi – na realidade, duas ilhas distintas: Phi Phi Don e Phi Phi Ley-, uma das maiores atracções do Sul da Tailândia, é por vezes o único motivo para uma estadia em Phuket, a maior e mais rica ilha do país. Partindo daqui, poderá aceder a um dos locais mais atraentes do mundo.

Embarque numa lancha rápida. Ainda que o custo seja superior ao das visitas tradicionais, o grupo menor, a rapidez e o tempo que liberta para fruir desta região de rara beleza, compensam o investimento.

Extravasado de emoção, deslizará pelas águas. O vento fustiga a face, revolve os cabelos, areja a mente. Ao aproximar-se das ilhas, que se elevam do mar como uma fortaleza, o enlevo é imediato.

Phi Phi Ley não tem habitantes humanos. Das atracções, Maya Bay ocupa o topo, alcançado após a rodagem do filme “A Praia”. Protegida por penhascos verdes, esta fascinante baía esconde no seu interior várias praias, algumas só visíveis na maré baixa. A principal, de areia branca e sedosa, tem um banco de coral colorido e peixes exóticos, que poderá observar com facilidade. Embrenhe-se na floresta e absorva o exotismo local.

A lancha pára em locais lindíssimos e óptimos para umas braçadas tépidas. Não perca a oportunidade de fazer mergulho numas das águas mais cristalinas do mundo; a visibilidade para os corais e cardumes coloridos é excelente. Passará pela Caverna dos Vikings, onde os andorinhões fazem os seus ninhos, tão procurados pelos locais. Na Baía dos Macacos, praia deserta e tranquila, os animais alimentam-se de frutos oferecidos, mas esteja alerta; podem ser muito atrevidos.

A bordo, são servidas frutas frescas. O almoço decorrerá sem azáfama, num dos complexos hoteleiros de Phi Phi Don.

Baía Phang Nga

Esmeraldas de água encastradas em maciços calcários, talhados e tingidos pela Natureza, a artesã de todos os tempos

Esplendorosas, as formações rochosas desta baía elevam-se das águas pacatas e cor de esmeralda do Mar de Andaman (até aos 350 metros). Por vezes, são cobertas de floresta e abrigam lagoas cénicas nas hongs, cujo acesso se faz através de canais e cavernas, por períodos curtos, durante a maré baixa.

Parta num barco grande, destinado a explorar estes frágeis mundos perdidos. Além da alimentação servida a bordo, disponibilizará caiaques de plástico resistente – não apenas uma forma tranquila de conhecer as estranhas ilhotas cársicas desta baía, mas o único meio para explorar as suas grutas.

Os penhascos cinzentos e brancos, que se levantam dramaticamente, são estriados em laranja e preto, por algas e líquenes. Remar tranquilamente para descobrir o que escondem no seu âmago, será uma experiência incrível.

Se a entrada da gruta é larga, em certas zonas, o tecto e a parede circundante abraçam-se, deixando uma abertura não muito maior do que um caiaque. Terá que ficar numa posição horizontal, para conseguir passar. Atravessar um túnel estreito, em completa escuridão (leve lanterna), trar-lhe-á desconforto e ansiedade. Sentirá o coração apertado, até ao momento em que penetrar na hong, uma espécie de “sala” que se encontra dentro da ilha, aberta ao céu e à luz do sol, e que esconde um exótico jardim. Estas grandes dolinas, invadidas pelo mar, são circundadas por paredes íngremes e escarpadas, cravejadas de vegetação. Nestes domínios escondidos, ricos em fauna e flora intocados, a envolvência é mágica.

Após exploração de outras grutas e novo período de navegação, alcançará a ilha Ko Khao Phing Kan. Este pináculo, afunilado na base, conquistou notoriedade com o filme clássico “O Homem da Pistola Dourada”, sendo actualmente conhecido como a Ilha de James Bond. No término da visita, sentir-se-á um privilegiado e agradecido à vida, que lhe concedeu visões magníficas e emoções únicas.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?