Laboratório da Paisagem apresenta o Metrominuto Guimarães esta quinta-feira

O Laboratório da Paisagem de Guimarães lança esta quinta-feira o Metrominuto Guimarães. Trata-se de um mapa que apresenta as distâncias entre vários locais de interesse e os tempos que se demora a percorrer, a pé, entre eles.

Este novo instrumento, criado em 2011 na cidade espanhola de Pontevedra, pretende ser um incentivo à mobilidade pedonal, especialmente em meio urbano, e “contribuir para a redução dos movimentos pendulares, com recurso a veículos poluentes”, explica o Laboratório da Paisagem.

O grande foco do Metrominuto Guimarães é “eliminar o tráfego excessivo de automóveis nas zonas centrais das cidades e incentivar ao bom hábito de caminhar, proporcionando assim uma melhoria da qualidade do ar na cidade e, inerentemente, da qualidade de vida”. Assume-se, então, como mais uma estratégia urbana para “promover a saúde do planeta, a saúde individual e incutir um novo estilo de vida”.

A apresentação está marcada para quinta-feira, às 10h00, no largo do Toural, e contará com a presença da vereadora do ambiente da Câmara Municipal de Guimarães, Sofia Ferreira, bem como de alunos de escolas profissionais de Guimarães, que estiveram envolvidos na cocriação do mapa.

O Metrominuto Guimarães surge no âmbito do projeto Limp.Ar, financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Ação Climática.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?