Laboratório da Paisagem desafia vimaraneses a observar e fotografar a biodiversidade

Está de regresso, entre 29 de abril e 2 de maio, o City Nature Challenge 2022.O Laboratório da Paisagem é o responsável pela organização do evento em Guimarães, que desafia todos os vimaranenses, sejam eles aspirantes a cientistas ou simples fãs da natureza e da ciência, de todas as idades e origens, a fotografar toda a biodiversidade que encontrarem no território vimaranense.

© Direitos Reservados

Guimarães volta a ser o único representante português, entre as mais de quatro centenas e meia de cidades de todo o mundo. O objetivo da iniciativa é que cada cidade tente registar o maior número de espécies, desafiando os cidadãos a observarem e enviarem fotografias da fauna e flora.

Em comunicado às redações, o Laboratório da Paisagem refere que “tudo conta”. Para participar basta procurar a “fauna e flora, que pode ser qualquer planta, animal, fungo ou qualquer outra evidência de vida” e tirar “uma fotografia com a sua máquina fotográfica ou com o telemóvel e faça o upload da sua descoberta através da aplicação móvel Biodiversity GO!, disponível gratuitamente nas lojas Android e IOS. Se não souber de que espécie se trata, os nossos investigadores tratarão de a identificar”.

Ao participar, os cidadãos estão igualmente a contribuir para o Plano de Ação da Biodiversidade de Guimarães, em curso, que procura “contribuir para a mitigação da degradação dos ecossistemas e será importante para os projetos das Ecovias do Ave, do Selho e do Vizela, que já estão no terreno, assim como diversos outros projetos de promoção do património natural”.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?