Laboratório de Hemodinâmica entrou em atividade

É fundamental na avaliação de doentes com patologia cardíaca.

foto-10-anos

É utilizado, principalmente, no estudo invasivo da anatomia coronária para identificação das lesões obstrutivas.

© Direitos Reservados

O Serviço de Cardiologia do Hospital da Senhora da Oliveira iniciou, nesta quarta-feira, dia 29 de março, a atividade do seu Laboratório de Hemodinâmica e a realização de cateterismos cardíacos. Um processo de criação demorado e cuja entrada em funcionamento do laboratório se arrastou durante cinco anos.

É utilizado, principalmente, no estudo invasivo da anatomia coronária para identificação das lesões obstrutivas que são responsáveis, por exemplo, pelos sintomas de dor torácica na angina de peito ou no enfarte do miocárdio. Quando indicado, é possível proceder à intervenção nestas lesões, através de uma angioplastia.

A abordagem decorre de um trabalho conjunto na procura de soluções, desenvolvido ao longo dos últimos meses, sob a liderança da Direção Executiva do SNS, com a colaboração técnica da Coordenação Nacional das Doenças Cardiovasculares da DGS, do INEM e da ARS Norte, aproximando e desenvolvendo o espírito de colaboração entre os profissionais do Serviço de Cardiologia do Hospital de Guimarães e o Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga no interesse dos utentes.

Recorde que o laboratório de hemodinâmica estava pronto desde outubro de 2018 e representou um custo de 2,5 milhões de euros de investimento por mecenas.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES