Lar Santo António: José Castro completou hoje 100 anos

José de Castro completou hoje 100 anos

jose de castro barra

José de Castro nasceu a 4 de Abril de 1923, é natural da freguesia de Rebordões, Santo Tirso, e completou esta terça-feira, dia 4 de abril, 100 anos.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Fez o exame da quarta classe passando com distinção. Aos 12 anos de idade, foi trabalhar para a construção civil, onde trabalhou durante cinco anos.

Aos 17 anos deixou esse ramo profissional e foi trabalhar para a empresa de fiação Araújo Gonçalves. Aos 28 anos, passou a ser chefe da fiação, durante o turno da noite.

Também aos 17, foi jogar para o Rebordões FC, como guarda-redes. Por ser menor, teve de ter autorização dos seus pais para poder ser inscrito no campeonato regional.

Aos 20 anos casou com a Delina Ferreira, com quem teve seis filhos, três rapazes e três raparigas. A família cresceu com nove netos, 12 bisnetos e dois trisnetos.

Na busca de melhor qualidade de vida para a sua família, aos 30 anos emigrou para a Alemanha onde conseguiu trabalho na empresa de máquinas de costura PFAF, onde sempre foi considerado um bom profissional e honesto, regras da vida pelas quais sempre se orientou. A direção da empresa autorizou a ida da sua familia para junto dele.

Trabalhou 35 anos na mesma empresa e quando completou 65 anos de Idade foi reformado pela idade.

Como os seus filhos já estavam todos bem e com trabalho na Alemanha, resolveu regressar a Portugal com a sua esposa, mas desta vez veio viver para Creixomil, Guimarães.

A 12 maio de 2010, deu entrada na sua nova casa, lar de Santo António. A sua esposa tinha falecido e a solidão apoderava-se do seu dia a dia. Então, resolveu dar um novo passo na sua vida ao integrar a instituição.

Considera-se “um homem de rotinas” e tem “orgulho e vaidade na energia que o faz diferente”, mas diz sentir-se igual a todos ou outros.

O lar de Santo António considera-o “um utente muito especial, sempre disponível para participar em todas as atividades realizadas na instituição, com uma personalidade humilde, respeitadora, amigo do amigo”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES