LINHAS GERAIS DO ORÇAMENTO MUNICIPAL 2019 APRESENTADAS AO CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE

Educação, Cultura e Desporto são as principais áreas dirigidas aos jovens no âmbito do Orçamento Municipal definido para 2019.

 

 

Esta segunda-feira, 29 de outubro, realizou-se a reunião do Conselho Municipal da Juventude (CMJ) onde foi dado a conhecer a organização do Orçamento Municipal para 2019, tendo sido elaborada uma Comissão composta por quatro elementos encarregue de elaborar um Parecer sobre o OM a fim de apresentar a votação em nova reunião CMJ, agendada para 13 de novembro.

A sessão foi presidida por Adelina Pinto que destacou as áreas para as quais o Município afeta as principais verbas, como a Educação, Cultura e Desporto.

“Foi explicado detalhadamente as áreas em que o Munício afeta verbas para os jovens neste Orçamento Municipal para 2019, ficando a perceber que há um valor muito elevado nessas mesmas áreas tendo em conta as necessidades da juventude, principalmente na área da Educação onde está estipulada uma grande fatia do orçamento, quer na parte do investimento como nas atividades”.

Quanto à Cultura, foi justificado o investimento através de “um número elevado de atividades a pensar nos jovens, tendo como exemplo o apoio às associações inscritas no Registo Municipal de Entidades Culturais, Artísticas, Recreativas e Humanitárias do Concelho de Guimarães (RMECARH), a realização de festivais urbanos e outras iniciativas”, esclareceu a Presidente em exercício do Conselho Municipal da Juventude.

Outra das áreas contempladas neste OM é o Desporto, revelando a atenção para as atividades desportivas desenvolvidas nas escolas do concelho com o objetivo de “estimular os jovens para a prática de desporto e criação de hábitos de vida saudável, permitindo ainda alargar o leque de opções nesta área”, esclareceu Adelina Pinto.

Nesta reunião foi despoletada uma das preocupações afetas aos jovens relacionada com a da escassez da habitação, “sendo uma preocupação do Município” como vincou Adelina Pinto. “Estamos cientes desse problema e por isso mesmo existirá um novo organigrama que prevê uma Divisão que terá como objetivo as questões relacionadas com a habitação”, explicou.

O Parecer sobre o Orçamento Municipal 2019 será apreciado em reunião do CMJ, agendada para o próximo dia 13, a fim de integrar o processo que será apresentado em Assembleia Municipal.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?