Linhas mestras do programa dos 900 anos da Batalha de S. Mamede conhecidas em dezembro
Em breve será também dada a conhecer a Comissão de Honra, da qual fará parte o Ministério da Cultura.
Em 2028 serão celebrados os 900 anos da Batalha de S. Mamede e Guimarães continua a apelar para que o Dia Um de Portugal seja considerado feriado nacional.
Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura na Câmara de Guimarães, avançou que a apresentação pública das linhas mestras do programa comemorativo, que se vai estender até 2032, vai ter lugar nos primeiros dias do mês de dezembro.
A intervenção de arte pública está incluída na programação. “A primeira intervenção de arte pública está a concurso, o convite foi lançado a quatro artistas portugueses, que vão apresentar propostas até ao início de dezembro”, disse ainda o vereador. As propostas serão analisadas pela comissão artística, composta por seis profissionais da cultura e da academia de diferentes especialidades.
A primeira será em honra de Vimara Peres, que ficará situada nas imediações Rua Vimara Peres, na abertura da nova via que atravessará o Monte Cavalinho. O concurso para a segunda arte pública, desta feita, alusiva à Batalha de S. Mamede, vai avançar de seguida, segundo Paulo Lopes Silva. Seguir-se-á o concurso para a estátua D. Afonso Henriques.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 6, 2024
Equipa sénior apela à comunidade para apoiar a Casa da Criança durante o jogo com o Sporting B.
Dezembro 6, 2024
Inaugurado há duas semanas, o novo Centro de Saúde de Moreira de Cónegos, que também serve freguesias como Lordelo, Conde, Gandarela e Guardizela, já está a receber utentes.
Dezembro 6, 2024
O Vitória Sport Clube vai enfrentar o SL Benfica este sábado, dia 07 de dezembro, no Estádio da Luz. A partida está marcada para as 18h00.