O Lions Clube de Guimarães, com o auxílio e colaboração da Câmara Municipal e da Biblioteca Raúl Brandão, vai organizar um Concurso de Escrita dirigido aos estudantes vimaranenses do ensino básico e secundário.
Este concurso tem como principais objetivos estimular a criação literária e promover o desenvolvimento da língua portuguesa.
Para este concurso de escrita “são admitidos textos em Poesia e Prosa, desde que escritos em língua portuguesa” e “podem concorrer ao prémio todos os estudantes do ensino básico e secundário que frequentem escolas do concelho de Guimarães ou que aqui residam”, pode ler-se em nota enviada às redações.
As obras concorrentes deverão ter o título, o nome do autor, os respetivos contactos, o ano e o estabelecimento de ensino que frequente.
Os prémios serão publicitados no dia 15 de maio de 2020, “sendo que a entrega decorrerá em moldes a comunicar e dependendo da evolução pandémica”.
As obras a concurso deverão ser entregues por email para o seguinte endereço de correio eletrónico: [email protected]
A data limite para os concorrentes apresentarem ou enviarem os originais, será o dia 5 de maio de 2021, Dia Mundial da Língua Portuguesa.
É de salientar que o júri será constituído por três personalidades, indicadas pelo Lions Clube de Guimarães e pela Biblioteca Municipal Raúl Brandão.
“Por cada ciclo do ensino básico e pelo ensino secundário será atribuído um prémio que consistirá na entrega dos livros que estão recomendados no Plano Nacional de Leitura, assim como vales para acesso a espetáculos culturais organizados pelo Município de Guimarães e pelas entidades participadas durante os 12 meses a contar da atribuição do prémio”.
Poderão ser ainda efetuadas menções honrosas, sendo atribuídos vales para a acesso a espetáculos culturais organizados pelo Município de Guimarães e pelas entidades participadas durante os 12 meses a contar da atribuição do prémio.