“LITERATURA INCLUSIVA” FOI INSTRUMENTO DE CAPACITAÇÃO DO PORTUGUÊS

A Literatura Inclusiva, surgida como atividade de inovação social na intervenção do Projeto Plano A E6G, foi dinamizada semanalmente em contexto de sala de aula, nos períodos letivos, desde março de 2016 a junho a 2018, junto dos alunos da Escola EB1 Nossa Senhora da Conceição.

Pensada como estratégia metodológica para promover uma escola mais inclusiva, a diminuição das taxas de insucesso e absentismo escolares e, mais concretamente, as competências de escrita, leitura e oralidade no Português, esta atividade, financiada pela Clínica Laboratorial de Guimarães, nasceu de uma parceria entre o projeto de intervenção social Plano A E6G, promovido pela Fraterna e financiado pelo Programa Escolhas, a Cooperativa Mercado Azul e o Agrupamento de Escolas Fernando Távora.

No final do ano letivo anterior, através de um questionário passado aos alunos participantes como forma de avaliação da atividade, uma percentagem muito significativa de alunos considerou que a atividade aumentou o seu interesse/gosto pela disciplina de Português, o gosto pela leitura, pela escrita, por contar histórias e ouvir contar histórias.

Este ano, a vontade de ir mais longe prevaleceu e os 42 alunos envolvidos foram autores e ilustradores do livro “A Família é o meu mundo”, criado a partir dos materiais elaborados durante as sessões temáticas e atores nas curtas-metragens “Uma Curta na Escola” e “Bastidores”.

Os produtos, já apresentados aos alunos, encarregados de educação e parceiros do projeto Plano A E6G na Escola EB1 Nossa Senhora da Conceição e às crianças da creche e pré-escolar da Fraterna, terão, em breve, oportunidade de se estrear para a comunidade vimaranense.

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