LONGOS CRIA BRIGADA VERDE E ALDÃO APRESENTA GRUPO AMBIENTAL

Hino da comunidade escolar assinalou sessão em Longos. No sábado, 21 de janeiro, às 14h30, Aldão apresenta grupo ambiental na sede de Junta de Freguesia. Objetivo é alargar leque de voluntários.

A Junta de Freguesia de Longos, presidida por Isilda Silva, constituiu uma Brigada Verde em defesa do ambiente com cerca de uma centena de voluntários, onde está representada a comunidade escolar, entre alunos, professores e auxiliares da escola de ensino básico e jardim de infância, numa sessão presidida por Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães.

Durante a realização da cerimónia, que contou também com a presença de Adelina Paula Pinto, Vereadora da Educação, Mário Rodrigues, Diretor do Agrupamento de Escolas das Taipas, e Felicidade Gomes, em representação dos Bombeiros Voluntários das Taipas, foi apresentado o hino da Brigada Verde, cujo tema tem a autoria do professor José Maria Gomes, do Agrupamento das Taipas.

“É minha convicção que uma sociedade bem formada, com uma escola aberta, que protege a saúde dos nossos filhos e que eles vão defender depois as futuras gerações, irá colocar fim a um ciclo de degradação da natureza. O futuro começa na escola e defender a natureza é proteger o bem comum, porque quem gosta, cuida!”, referiu Domingos Bragança, cuja opinião foi partilhada por Isilda Silva, que ambiciona igualmente o objetivo de Guimarães ser uma “referência ambiental”.

A sessão pública de apresentação, organizada pela Junta de Freguesia de Longos, com o apoio da comunidade escolar, foi baseada nos quatro elementos da natureza, onde foi destacada a Água, com a leitura de um poema, a Terra, através de um teatro de fantoche, o Fogo, com a intervenção da representante da corporação taipense, e o Ar, com uma demonstração de aves de rapina por Hélder Fernandes, da Clínica Veterinária das Taipas.

No próximo sábado, dia 21, Aldão apresenta mais uma manifestação de apoio à candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia, apresentando a sua Brigada Verde, às 21h30 na Sede da Junta.

Desde 2010 que Aldão tem uma equipa de voluntários que anualmente se junta e faz a recolha dos lixos nas Ruas da Freguesia, numa replicação do Limpar Portugal, que nesse ano recolheu cerca de 3 toneladas de lixos de uma lixeira identificada no terreno de um particular, num dos arruamentos da Freguesia.

Esta Brigada Verde, que se pretende mais completa, tentou reunir com todas as forças vivas da Freguesia, com vista a alargar o leque de voluntários para se dedicarem a esta causa e acima de tudo apoiar a nossa cidade neste desafio de poder chegar ao título de Capital Verde Europeia.

Compromisso em nome do ambiente

A constituição de Brigadas Verdes no concelho de Guimarães, proposta lançada pelo Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, no âmbito do programa “Guimarães Mais Verde”, desenvolvido ao abrigo da candidatura a Capital Verde Europeia 2020, tem por objetivo desafiar os vimaranenses e as suas instituições a comprometerem-se com o projeto de construir um Município mais sustentável, protegendo a natureza e respeitando o ambiente.

Foto: DR

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?