Luís Freire: “O festejo teve de ser, porque era importante para o Vitória estar nesta luta”
Objetivo cumprido, satisfação do técnico Luís Freire na sala de imprensa, no sábado, depois da vitória frente ao Santa Clara.

“Sabíamos que era um jogo importante na nossa caminhada, temos vindo a fazer um percurso de recuperação, temos sido resilientes”. O golo madrugador de João Mendes, à boa maneira que sabe fazer, foi, segundo o técnico, fundamental para o desfecho do jogo: “Começámos da melhor maneira, se no último jogo sofremos de canto, neste marcámos na segunda bola. O Santa Clara teve de subir o bloco, com pressão alta, o que nos obrigou a jogar sob pressão”. “Na primeira parte conseguimos jogar com bola, com ascendente no jogo, num jogo disputado e podíamos ter feito o segundo”. Mas isso não aconteceu, e na segunda parte o Santa Clara entra novamente a pressionar. “Não conseguimos ter tanta capacidade, obrigou-nos ao contra-ataque, não tanto como queríamos, só no final é que o Santa Clara conseguiu ter oportunidades, o Varela fez duas ou três boas defesas. Quem entrou do banco ajudou, vitória do grupo, dos jogadores, são eles que marcam, que correm e que estão lá dentro, foi uma demonstração de vivacidade, de reação à perda e de sacrifício. Encostámos no adversário, boa recuperação, mas ainda falta”.
Gustavo Silva regressou aos relvados depois de uma longa paragem por lesão e arrumou o jogo com um grande golo. “Entrou de forma fantástica, ajudou bastante, para nós é bom, é o melhor marcador da equipa, grande trabalho do departamento que o recuperou, uma lesão chata”, disse Freire.
Esta foi a quarta vitória em cinco jogos. “Temos 13 pontos em cinco jogos, mas mesmo assim não tem chegado, o Santa Clara também tem pontuado. Temos de continuar a ser resilientes. O festejo teve de ser, porque era importante para o Vitória estar nesta luta. O Santa Clara tem uma excelente equipa, o Vasco tem feito um excelente trabalho. Foi um jogo positivo, conseguimos trazer para nós o confronto direto, na primeira volta ficou 1-0, por isso foi um jogo positivo”, rematou.
Segue-se o Gil Vicente na próxima jornada. Sexta-feira, dia 11, às 20h15, em Barcelos. Já o Santa Clara, que ainda tem mais um ponto que o Vitória e que ocupa o quinto lugar recebe o Sporting, no sábado, dia 12.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 25, 2025
Luís Manuel Coutinho nasceu em Guimarães, em 1970. Fez a licenciatura e o mestrado em Arqueologia pela UMinho, onde trabalha agora como técnico da Unidade de Arqueologia (UAUM). Venceu Prémio Eduardo da Cunha Serrão com estudo sobre arte rupestre no Alto Minho
Abril 25, 2025
A apresentação dos candidatos decorreu no Multiusos de Guimarães, num momento que reuniu mais de 1.300 militantes e simpatizantes do partido, destacando-se ainda a presença e intervenção de Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS.
Abril 24, 2025
Esta intervenção abrange uma área total estimada em 300 hectares e tem como principal objetivo a mitigação do risco de incêndios rurais, bem como a proteção de pessoas, bens e ecossistemas.