Luís Soares quer ligação rápida a Braga

Deputado do Partido Socialista, Luís Soares, eleito pelo círculo de Braga, interpelou Ministro das Infraestruturas sobre a necessidade de ser construída uma ligação rápida de Guimarães às linhas de alta velocidade anunciadas pelo Governo no Plano Nacional de Investimento.

Luís Soares defendeu, no debate da especialidade do Orçamento de Estado para 2021, a necessidade de ser trabalhado um projeto que assegure a ligação rápida de Guimarães à alta velocidade.

Recorde-se que o Governo incluiu no Plano Nacional de Investimentos a construção de duas linhas de alta velocidade no país, que ligará Lisboa, Porto, e o Porto a Vigo, com passagem em Braga.




Na opinião de Luís Soares, “Guimarães não vai ficar de fora da alta velocidade” e desafia o Ministro das Infraestruturas Pedro Nuno Santos a trabalhar com o Município de Guimarães uma solução que faça justiça ao Vale do Ave que tem 420 mil habitantes: “O Município de Guimarães e de Braga têm trabalhado em conjunto e não deixaremos de lutar por uma ligação rápida entre as duas cidades e uma ligação à alta velocidade”.

Recorde-se que o ministro afirmou recentemente “não tem sentido, com todo o respeito, haver um metro de Braga a Guimarães. O ministro justificou a sua posição com o facto de as duas cidades distarem “cerca de 17 quilómetros em linha reta”.

Este é um ponto em que parece haver desacordo dentro do Partido Socialista, com Domingos Bragança a acolher a proposta do Governo de criação de uma linha de autocarro dedicada (metrobus), embora tenha vindo, mais tarde, a lembrar que esta não inviabiliza a necessidade de uma linha de metro.

Luís Soares defendeu, ainda que é fundamental “ajustar a linha Guimarães – Porto porque não responde às necessidades em termos de horários, de frequências e de duração de viagem. Não é possível que o comboio seja atrativo quando a viagem entre Guimarães e o Porto demora 50 minutos ou quando os horários não estão articulados com comboios rápidos e com a futura alta velocidade.”

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?